Tecnologias para otimizar os processos das empresas

Hoje começa uma nova etapa para nós aqui da Syma! A partir de hoje temos um novo canal de comunicação com você: é o nosso blog, onde vamos conversar mais sobre como a tecnologia pode ajudar a sua vida. Para começar com tudo, vamos falar sobre um tema que  ainda é novidade para muitas empresas: como otimizar os processos por meio da tecnologia?

É inegável que o país vive uma situação econômica delicadíssima. Não é mais tão raro ouvirmos notícias de empresas diminuindo seu efetivo, seu campo de atuação e até encerrando as atividades em casos mais extremos. Além disso, o momento político também acaba exercendo bastante influência no mercado, independente para onde uma empresa venda. Seja o consumidor final ou mesmo outras empresas, todos parecem mais receosos quando o assunto é gastar.

Isso acaba se refletindo também na forma como algumas empresas se posicionam internamente. Muitas procuram uma saída diferente em tempos de crise, mas não sabe como investir seu dinheiro ou mesmo como otimizar alguns processos internos (algo que já eliminaria alguns gastos que acabam atrapalhando as finanças).

Apesar de todo esse temor, algumas estatísticas se mostram favoráveis para as empresas que decidem investir em TI, especialmente quando falamos nessa área como forte componente estratégico dentro de uma empresa. Segundo a FGV, cada 1% a mais investido em TI traz um lucro de 7% para as empresas em um intervalo de dois anos, ou seja, a tecnologia não deve ser encarada como custo

Nesse sentido, esses investimentos se tornam uma ótima saída para inovar em seus processos, afinal, é com ela que uma empresa se mantem atualizada e à frente de seus concorrentes no mercado. Pensando nisso, o blog da Syma traz duas dicas de tecnologia para otimizar os processos dentro da sua empresa:

Telefonia IP

Tecnologias para otimizar os processos das empresas

 

Quem nunca quis economizar com as contas de telefone? A telefonia IP é uma tecnologia ótima para as empresas que dependem bastante da comunicação por telefone. Diferentemente de tecnologias como o VoIP, a Telefonia IP une o melhor de dois mundos: a confiança dos sistemas analógicos de telefonia com a economia proporcionada pelo universo digital, além de um sistema inteligente para a empresa.

A Telefonia IP também traz benefícios não só para as grandes empresas, como também para as pequenas e médias, já que a sua aplicação é totalmente flexível com as necessidades de cada empresa. Além disso, possui mobilidade de ramais, uma funcionalidade muito prática para quando a mudança de ramais se faz necessária.

Infraestrutura

Tecnologias para otimizar os processos das empresas

 

A infraestrutura pode ser considerada como o “esqueleto” da tecnologia das empresas, ou seja, é ela quem dá a sustentação de todas as suas operações, especialmente se ela depende da tecnologia para realizar negócios, por exemplo.

Entretanto, infelizmente muitas empresas ainda não dão a devida importância para a infraestrutura de TI em seus processos e na composição da sua empresa. Isso pode ser um grande fator de complicação na hora de elaborar as estratégias perante o mercado.

Por isso, é preciso estar atento a como a infraestrutura de TI do seu negócio se apresenta, pois é possível transformá-la em uma vantagem competitiva de alto nível. Para isso, é preciso avaliar qual a necessidade da sua empresa dentro de uma estrutura: qual tipo de rede será utilizada, quais hardware de servidores são necessários, entre outros. O ideal nesses casos é contar com uma empresa que ofereça suporte e apoio especializado na hora de implementar  essas tecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *