Diferenças entre filtro de linha, estabilizador e nobreaks

Diferenças entre filtro de linha, estabilizador e nobreaks

Filtros de linha, estabilizadores e nobreaks são equipamentos muito conhecidos por protegerem os nossos eletrônicos contra quedas de energia e oscilações de tensão da rede elétrica. Entretanto, nem todo mundo conhece ao certo as diferenças entre os 3 dispositivos e qual é o mais indicado para cada aparelho ou situação.

Sendo assim, para ajudar você a entender melhor a diferença entre eles, nossa equipe decidiu trazer aqui as principais características de cada um!

 

O que é um Filtro de Linha?

Diferenças entre filtro de linha, estabilizador e nobreaks
Fonte da imagem: https://www.vix.com/pt/tecnologia/540802/afinal-deixar-aparelhos-plugados-na-tomada-sem-usa-los-consome-energia

 

O filtro de linha é muito parecido com uma extensão, nele existem várias tomadas para plugar os aparelhos eletrônicos. Entretanto, diferente de uma simples extensão que apenas aumenta o número de tomadas, esse equipamento também protege os eletrônicos contra picos de tensão, curto circuitos e ruídos na rede elétrica.

Você pode se perguntar: mas como que o filtro de linha faz essa proteção? O filtro de linha possui um fusível de proteção que é acionada de maneira automática quando ocorre uma sobrecarga na rede ou curto circuito. Sendo assim, a energia é cortada e para de chegar para o aparelho que está conectado nele. Com isso, o equipamento é desligado antes que seja danificado com essas variações da rede. De maneira mais simples, o filtro de linha é como uma barreira e, se necessário, ele irá se “sacrificar” para que os equipamentos ligados nele não sejam danificados.

Além disso, o filtro de linha também é utilizado para eliminar os ruídos da rede elétrica. Por exemplo, quando você liga um equipamento e isso prejudica a utilização de outro.

 

Com qual equipamento eu posso usar um filtro de linha?

O filtro de linha é ideal para realizar a proteção de pequenos equipamentos, como: carregadores de celular e notebook, roteadores, ventiladores… Mas, ele não é recomendado para equipamentos de grande porte ou que “puxam” muita energia, como: impressoras, secadores de cabelo, geladeiras, entre outros.

 

O que é um Estabilizador?

Diferenças entre filtro de linha, estabilizador e nobreaks
Fonte da imagem: https://www.justdial.com/Vadodara/Epic-Energy-Limited-Gidc-Por/0265P265STD160732_BZDET

 

O estabilizador é um equipamento utilizado para proteger os eletrônicos contra as oscilações de energia, ou seja, ele recebe a carga de energia que chega da rede elétrica e a torna estável, para que os equipamentos não sintam essa oscilação. O estabilizador protege os equipamentos contra variações de tensão, sobretensão (rede elétrica muito elevada) ou subtensão (rede elétrica muito baixa).

Em casos de variações e oscilações de energia, o estabilizador estabiliza a tensão que chega da rede e repassa a tensão estabilizada para os equipamentos conectados a ele. Já em casos de sobretensão e subtensão, o estabilizador corta a saída de energia e, consequentemente, desliga qualquer equipamento ligado nele.

 

Com qual equipamento eu posso usar um estabilizador?

O estabilizador pode ser usado para conectar diversos tipos de equipamentos, entre eles: computadores, desktops, impressoras, monitores, caixas de som, televisores e refrigeradores. Ele pode ser conectado a qualquer equipamento que não pode sofrer as oscilações de tensão da rede elétrica.

Para comprar um estabilizador é muito importante se atentar a potência do equipamento será conectado nele, pois existem diversos modelos de estabilizador com potências diferentes, sendo assim existe o modelo certo para cada equipamento.

 

O que é um Nobreak?

Diferenças entre filtro de linha, estabilizador e nobreaks
Fonte da imagem: https://gembird.com/item.aspx?id=4780

 

O nobreak pode ser usado para estabilizar a tensão que chegada da rede elétrica assim como o estabilizador, entretanto o nobreak possui um diferencial muito interessante: ele tem uma bateria interna!

Mas para que ser a bateria interna do nobreak? É simples, olha só… O nobreak vai funcionar como uma bateria pré-carregada, então em casos de quedas totais de energia ele vai conseguir proporcionar autonomia, por um período, para o equipamento que estiver conectado nele. Além disso, em casos de sobretensão e subtensão ao invés de simples cortar o fornecimento de energia do equipamento e desliga-lo, como faz o estabilizador, o nobreak irá acionar a bateria interna e permitindo que você um tempo para finalizar o que estiver fazendo e então deligar o equipamento de maneira segura.

O tempo de autonomia que o nobreak proporciona pode variar de acordo com a potência do nobreak e do consumo de energia do equipamento que ele está alimentando. Sendo assim, antes de escolher um nobreak é muito importante pesquisar qual modelo é o ideal para o seu equipamento.

 

Com qual equipamento eu posso usar um Nobreak?

Assim como o estabilizador, o nobreak pode ser utilizado para conectar diversos equipamentos, como: televisões, videogames, roteadores, telefones sem fio, computadores e servidores. É recomendado que seja conectado nele equipamentos que: contém informações importantes, são sensíveis a oscilações e quedas de energia e/ou equipamentos que não podem ficar sem energia, além de uma análise correta de qual capacidade deve-se ter referente a cada aparelho ligado, para que seja efetiva sua utilização.

 

E aí? Agora que você conhece melhor os 3 equipamentos, já conseguiu decidir qual é o melhor para você?

Para mais dicas e informações sobre o mundo gamer e dá tecnologia é só acompanhar o nosso blog 😉

 

Até a próxima!

Por Amanda Denipoti

 

 

Artigos que podem ser interessantes para você:

Estabilizador x Nobreak: qual a diferença entre eles?

One thought on “Diferenças entre filtro de linha, estabilizador e nobreaks”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *