Roteador ou Repetidor: qual a melhor opção para a minha casa?

Roteador ou Repetidor: qual a melhor opção para a minha casa?

Com a pandemia do Corona Vírus, as pessoas começaram a ficar ainda mais tempo em suas casas, com isso o trabalho em estilo home office e o ensino a distância passaram a fazer parte da rotina de muitos adultos e crianças. Sendo assim, a internet tornou-se ainda mais fundamental na vida das pessoas, ela passou a ser um local de trabalho, estudo, encontros, diversão e muitas outras coisas.

Tendo isso em vista, muitos brasileiros estão buscando maneiras de melhorar o sinal de internet das suas residências. O famoso Wi-Fi precisa chegar em todos os cantos de maneira “perfeita”.

Os itens mais cogitados para fazer esse “up-grade” no sinal do Wi-Fi são os roteadores e repetidores de sinal. Se você está lendo esse artigo, provavelmente está se perguntando: qual a diferença entre esses dois produtos? E qual a melhor opção para minha casa?

Fique tranquilo, porque nossa equipe está aqui para te mostrar quais são as principais funções de cada um deles e tentar te ajudar a escolher o melhor para a sua residência… Se liga só!

 

O que é um roteador?

Roteador ou Repetidor: qual a melhor opção para a minha casa?

Um roteador é um equipamento que recebe a internet fornecida pela sua operadora e então distribui o sinal dentro da sua casa. Basicamente, sua principal função é redistribuir a internet na forma de redes de Wi-Fi, isso é feito através de suas antenas.

Sendo assim as antenas do roteador são extremamente importantes, pois são elas que aumentam a potência do transmissor. A potência da antena é média em decibel isotrópico (dBi), dessa forma quanto maior o valor do dBi maior será o ganho de potência. Por exemplo, um roteador com antenas de 6 dBi possui um alcance maior (e mais longe) do que um com antenas de 3dBi.

Além disso, quanto maior a quantidade de antenas de um roteador mais pontos de transmissão e recepção de dados ficam disponíveis, isso tende a melhorar o tráfego de dados mas não aumentam a distância de transmissão.

 

O que é um repetidor?

Roteador ou Repetidor: qual a melhor opção para a minha casa?

O repetidor de sinal, diferente do roteador, tem a função de retransmitir um sinal de Wi-Fi, ou seja, ele recebe o sinal de Wi-Fi transmitido de outro equipado e repete ele. Dessa forma, o repetidor cria uma segunda rede com as mesmas características da anterior, mas com maior alcance.

O repetidor é muito utilizado em residências onde o sinal do roteador não chega perfeitamente em todos os cômodos. Ele é instalado em um ponto estratégico para conseguir aumentar o alcance do sinal de Wi-Fi transmitido originalmente por outro equipamento.

Para utilizar um repetidor é necessário que já exista uma rede configurada e funcionando na residência para que o repetidor possa fazer a sua função de retransmissão.

 

E agora, qual a melhor opção para minha residência? Um roteador ou um repetidor?  

Roteador ou Repetidor: qual a melhor opção para a minha casa?

Agora que você já sabe a diferença entre um roteador e um repetidor, fica mais fácil escolher a melhor opção para a sua residência. Para te ajudar nessa escolha, eu trouxe aqui exemplos de quando utilizar um repetidor ou roteador:

Quando utilizar um repetidor: O repetidor é muito utilizado em residência que já tem uma rede Wi-Fi instalada, mas essa rede não chega em todos os cômodos perfeitamente.

O sinal pode ser falho em alguns pontos por dois motivos: (1) a residência é muito grande ou (2) quando existem dispositivos e estruturas, como: objetos metálicos, paredes grossas e obstáculos físicos, que atrapalham o alcance do sinal.

Nesses casos, onde o sinal é falho em algum ponto ou a residência possui muitos cômodos, dificilmente a troca do roteador por um com maior potência vai resolver o problema. O ideal então é instalar um repetidor em um local estratégico para retransmitir a rede.

Quando utilizar um roteador: O roteador é recomendado para locais que ainda não tem uma rede pré-instalada, nesses caso o roteador é fundamental para transformar a internet recebida da operadora em uma rede de Wi-Fi.

E aí? Já sabe qual dos dois equipamentos você irá escolher para a sua casa?

Para mais dicas é só nos acompanhar nas redes sociais @symasolutions 😉

 

Até a próxima!

 

Por Amanda Denipoti

 

Artigos que podem ser interessantes para você:

Segurança: conheça a câmera Ezviz C1C

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *