Bateria estacionária e bateria selada: quando usar?

Pode não parecer, mas a bateria estacionária e a bateria selada representam um papel importante na segurança da sua empresa.

Esses materiais são usados em nobreaks, sistemas de alarme, redes de telecomunicações, equipamentos médicos, além de serem aplicadas também na geração de energia eólica e solar, em brinquedos e em veículos.  

Na hora de comprar, é importante saber as características de cada tipo de bateria para ter clareza de qual delas é mais adequada para sua necessidade.

Bateria estacionária

Muito confundida com a bateria automotiva, a bateria estacionária é geralmente confeccionada de chumbo-ácido.

A principal diferença entre a bateria estacionária e a bateria automotiva está na prática do uso. Enquanto a automotiva é feita para fornecer uma alta corrente elétrica em um curto período de tempo, a estacionária fornece uma descarga lenta e contínua, para aplicação em longos períodos.

A bateria estacionária é projetada para resistir a ambientes quentes, o que faz com que sejam ideais para espaços internos e gabinetes.

Esse tipo de bateria é usado principalmente em sistemas de energia, centrais de telecomunicações, alarmes e nobreaks. Dependendo do fabricante, pode precisar de manutenção.

Bateria selada

Também conhecida como bateria VRLA (valve-regulated lead-acid), esse tipo de bateria é caracterizada por ser livre de manutenção. Os modelos de bateria selada também costumam apresentar maior durabilidade: a vida útil média é de quatro a seis anos.

Por serem seladas, não oferecem riscos de vazamento e emitem poucos gases, o que faz com que sejam baterias recomendadas para uso em ambiente interno e próximo a aparelhos eletrônicos.

É usada especialmente em nobreaks, mas também pode estar inserida em outros equipamentos – computadores, equipamentos de iluminação, ferramentas elétricas, brinquedos, equipamentos hospitalares, centrais telefônicas, sistemas de alarme etc.

Ainda não investiu em um nobreak para sua empresa? Veja como escolher o modelo ideal.

One thought on “Bateria estacionária e bateria selada: quando usar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *