Roteadores, a importância para uma boa conexão e suas diferentes.

Roteadores – a importância para uma boa conexão e suas diferenças

Com a maior uso da tecnologia, nossas casas e empresas contam com várias máquinas em um só lugar. Entra, então a necessidade do compartilhamento de dados e informações, o que fica muito mais fácil e prático com o uso da internet.

Quanto mais pessoas conectadas a redes sem fio, a conexão acaba ficando instável, aí vem o papel do roteador.

Esse aparelho pode tornar suas conexões com a internet sem fio muito mais estáveis, diminuindo as oscilações e as quedas a todo instante.

É dele que falaremos no post de hoje, sobre os diferentes roteadores e a importância que ele tem para uma boa conexão WiFi.

O Roteador é um equipamento usado para conectar diferentes redes de computadores entre si.

Ele identifica quando um micro se conecta à rede e então ele define um IP para esse micro. Após isso, a tarefa que ele cumpre é de organizar como os dados vão trafegar pela rede.

Eles estão sempre sendo aprimorados, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia que precisa de aparelhos cada vez mais rápidos e eficientes.

São diversos modelos de roteadores e cada um deles apresentam pontos distintos para se adequar a necessidade de cada espaço.


Veja também: Roteadores – A importância 
para uma boa conexão e suas diferenças.

 

Principais diferenças:

 

Número de portas disponíveis:

 

É preciso que o roteador tenha várias portas disponíveis para conectar mais de um computador à rede. O ideal é que o aparelho tenha no mínimo quatro portas.

 

Antenas integradas:

As antenas são pontos chave para que o sinal seja bom. Elas podem ser externas ou internas, mas quanto mais antenas, melhor.

 

Protocolo Wi-Fi:

O protocolo de rede Wi-Fi são aqueles números acompanhados de uma letra. Os dois formatos padrões encontrados são 802.11g e 802.11n.

O 802.11g é mais popular, usado normalmente em redes domésticas, com um sinal que alcança entre 500 e 100 metros de distância.

O 802.11n é mais potente, com sinal de banda dupla, que pode chegar em um raio de até 400 metros.

Mas é claro, tudo depende do que o seu computador suporta. Não adianta nada uma velocidade maior se o computador não suportar o tipo de conexão. É importante verificar primeiro a compatibilidade de sua placa de rede.

 

 

Distância de alcance:

O protocolo de Wi-Fi determina a distância de alcance da rede sem fio, porém é medida num ambiente livre de obstáculos. Quanto mais paredes o sinal atravessar, mais fraco ele ficará, por isso a importância das antenas.

 

Potência:

Cada antena possui um nível de potência, que na prática é mensurada em dBi. Quanto maior a quantidade de dBis, melhor é a recepção e abrangência do sinal.

 

 

Abertura de Banda:

Os modelos com protocolo 802.11n possuem banda dupla que podem alternar entre 2,4 e 5 GHz, que farão diferença no desempenho obtido pelo sinal.

 

 

Firewall:

Essa é a segurança que sua rede terá, também com o roteador. Isso fará com que usuários mal-intencionados fiquem longe de sua rede. Eles podem vir instalados com o sistema NAT ou SPI.

 

 

Limite de usuários e conexões simultâneas:

Está relacionado a quantidade de aparelhos que ele suportará conectados ao mesmo tempo.

 

Analisar esses pontos faz toda a diferença na hora de adquirir um roteador. Tudo depende da real necessidade do ambiente e das conexões.

A tarefa de escolher um roteador nem sempre é fácil. Você encontrará diversas marcas, padrões e diferenças. O mais importante é optar por um produto que seja compatível com sua placa de rede e que possa atender ao número de computadores que terá em sua rede.

 

Se você tem alguma dúvida sobre qual roteador escolher, pode contar com a Syma Informática para te ajudar. Nós temos técnicos especializados que te darão todo o apoio necessário.

Venha até a nossa loja no endereço Avenida João Paulino, 625 no centro de Maringá ou entre em contato conosco pelos telefones (44) 4009-9090 e (44) 3025-9090.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *