Por que a fibra óptica é tão importante na infraestrutura de TI da sua empresa?

A infraestrutura de TI é extremamente importante para a sua empresa e isso a maioria dos gestores já sabe. Inclusive já falamos um pouco sobre esse assunto no post: Tecnologias para otimizar os processos das empresas, mas ainda há muitos temas para serem explorados e discutidos quando falamos de Gestão e TI. Um desses é a importância da fibra óptica nesse contexto, especialmente quando falamos em velocidade e simplicidade para a sua infraestrutura.

Mas afinal, o que é a fibra óptica?

Nos últimos anos, a fibra óptica se consolidou tanto para as empresas quanto para os próprios consumidores. Ultimamente é possível visualizar sua utilização especialmente nos serviços de internet oferecidos por algumas empresas de telefonia pelo Brasil. Mas apesar da ampla divulgação, muitos ainda não entendem qual o significado desse termo e o que essa tecnologia faz.

Na fibra óptica, a transmissão dos dados é feita através da transformação de sinais elétricos em luz, agilizando o transporte de informações e evitando interferências. Mas essa tecnologia não é nova. Na verdade, ela foi descoberta em 1967 por três cientistas norte-americanos, mas só começou a ser utilizada a partir dos anos 80 com custos altíssimos e somente em operações gigantescas, como interligar dois continentes (América e Europa) por meio de cabos.

Claro que com o passar do tempo essa tecnologia foi se modernizando, variando sua utilização e diminuindo seu custo de aplicação. Hoje já se transformou em um assunto comum e muitas vezes necessários para as pessoas. Atualmente uma fibra óptica pode substituir três mil pares de cabos de cobre!

Entretanto, seja no ambiente corporativo ou na casa das pessoas, a fibra óptica possui um objetivo em comum: melhorar a velocidade na transmissão de informações. Isso traz muitos benefícios, especialmente uma maior produtividade e aproveitamento da sua estrutura em prol do trabalho.

Mas afinal, quais os outros benefícios para sua empresa? No post de hoje trouxemos alguns deles para a sua empresa, confira:

Infraestrutura Simplificada

Já falamos que a infraestrutura é uma parte importantíssima da sua empresa e essencial para o seu TI, então melhor ainda se ela for simplificada! Quanto menor o número de cabos, mais fácil para gerenciar todos esses materiais, além de eliminar a necessidade de dutos e salas técnicas. Como a fibra óptica é uma tecnologia que procura otimizar, ela substitui cabos de cobre com maior facilidade, maior eficiência e em menor número.

Desempenho

A fibra óptica não ajuda sua empresa somente a simplificar a sua infraestrutura. Ela também aumenta e muito o desempenho da sua transmissão de dados, superando em muitas vezes o poder dos cabos de cobre. É por isso que seu uso tem se propagado: uma capacidade de alto desempenho aliado ao poder de simplificação de sua estrutura é o principal chamariz para os gestores de TI.

Consumo de energia

Com o menor espaço necessário que os cabos de fibra óptica demandam, sua empresa começa a diminuir os custos com salas técnicas para a rede local. Além disso, você também não precisará de tantos equipamentos “de apoio” para a sua infraestrutura, como energia elétrica e  máquinas de refrigeração. Por transmitirem as informações por meio óptico, esses valores caem consideravelmente, representando economia a longo prazo.

Concluindo

Para as empresas que procuram modernidade e eficiência, a fibra óptica é uma excelente opção. Mais do que isso, é preciso contar com parceiros que ofereçam essa infraestrutura com qualidade. A Syma é parceira da Furukawa, uma das maiores empresas quando o assunto é fibra óptica. Conte com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *