OverClock: O que é e como funciona?

OverClock: O que é e como funciona?

Acelerar e garantir mais desempenho do hardware é uma prática que surgiu quase que junto com os primeiros computadores. Foi a busca incansável por mais velocidade e desempenho para máquinas pessoais que fez com que o OverClock passasse a ser uma técnica bastante difundida e procurada, principalmente, pelos gamers.

Mas afinal, o que é o OverClock?

De forma simplificada, o OverClock é o processo que permite que você aumente a velocidade de componentes de um computador por meio de configurações e instruções diretos para o hardware, fazendo uso de softwares e outros recursos, como comandos dados à interface da BIOS, em caso de placas que suportem o OverClock.

Dependendo do componente, o ganho de performance varia, mas há OverClockers que fazem componentes antigos funcionarem como se fossem novos e, quando as peças são novas, fazem com que superem os limites das tecnologias atuais.

Como funciona?

Levando em conta que o computador funciona transformando energia elétrica em informação, calor e ruído, quando o objetivo é fazer com que o componente atinja mais velocidade, uma opção é aplicar mais eletricidade para que ele trabalhe com taxas de velocidade maiores.

Geralmente, o OverClock é feito em processadores, memórias, chipsets de placa-mãe e em placas de vídeo. Como cada um desses componentes têm uma sensibilidade diferente, os efeitos do OverClock variam de acordo com a tolerância a alta tensões, refrigeração e outros fatores ligados a estrutura.

Para que atinjam mais velocidade, é necessário romper os valores padrões que orientam o regime de operação dos componentes, dando instruções diretas ao hardware. Os usuários podem fazer isso utilizando softwares específicos, que geralmente são fornecidos pelos fabricantes ou outros recursos.

No entanto, é importante ter em mente que mexer com esses limites de operação requer um profundo conhecimento do funcionamento de cada componente. Claro que é possível fazer com que um componente opere a uma velocidade super alta, mas isso não quer dizer que a operação irá garantir um funcionamento estável.

Sendo assim, para garantir que o componente opere como o esperado, é necessário ter controle da temperatura e sensibilidade para poder ajustar o OverClock ao menor sinal de travamentos e tela-azul.

Fazer OverClock é seguro?

Por ser um processo bastante complexo, ao optar por realizar o OverClock, o usuário deve conhecer muito bem o equipamento, caso contrário, pode acabar danificando-o gravemente. Mas além disso, é preciso ter bastante paciência, habilidade e vontade de aprender e desafiar os limites físicos do equipamento.

Também é necessário que o usuário esteja ciente dos limites suportados pelo equipamento, pois uma das alterações mais perigosas, que envolvem a voltagem de componentes, pode causar danos físicos caso as tensões configuradas sejam mais altas do que as suportadas pela estrutura.

O uso prolongado da técnica reduz a vida útil do sistema, pois leva os componentes a trabalharem em extremos. Mas, se estiver seguro e conhecer bem as capacidades do hardware, pode ser que os riscos compensem.

Vantagens e desvantagens

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens de fazer o OverClock é o gasto reduzido com componentes de hardware, já que com a prática é possível fazer com que peças baratas atinjam capacidade de componentes recentes.

Para você ter uma noção, um OverClock bom e balanceado pode garantir ganhos de 30% no desempenho!

No entanto, vale ressaltar que, ao aumentar a quantidade de energia dos componentes, o calor que eles dissipam também aumenta. Sendo assim, algumas configurações exigem sistemas de refrigeração avançados. Dessa forma, o que foi economizado em componentes de hardware pode acabar sendo gasto em refrigeração.

Mas além disso, a maior desvantagem está relacionada à estrutura do hardware, pois fazê-lo operar em níveis superiores aos recomendados pode diminuir sua vida útil. E é bom ficar atento, pois os danos eventualmente provocados por OverClock normalmente não são cobertos pela garantia de fabricantes e revendedores.

Esperamos que tenham gostado do post de hoje!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *