O que é telefonia Voip ou IP?

Com avanço da tecnologia e as novas velocidades de conexões via internet, é cada vez mais comum se ouvir falar da telefonia VoIP ou IP, principalmente no meio corporativo. Mas a questão é que muita gente ainda não sabe muito bem o que é a telefonia VoIP, ou qual é a sua diferença se comparado com a telefonia tradicional que estamos acostumados.

É por isso que decidimos trazer os detalhes para explicar o que é telefonia VoIP de uma maneira simplificada, para você entender do que se trata e quais são as diferenças entre essa nova modalidade e a modalidade de telefonia tradicional.

Telefonia VoIP (Voz sobre IP) ou IP

Significa que a Voz é transportada através da rede/internet ao invés dos antigos fios metálicos.

A telefonia por IP é basicamente o sistema que usa a mesma rede dos computadores (internet ou local) para realizar ligações, ou seja, é um sistema de telefonia que utiliza a internet/rede no lugar das antigas linhas telefônicas.

Esse modelo de telefonia pode reduzir os custos de operação de uma empresa que precise se comunicar com frequência via telefone, já que as tarifas da telefonia IP são mais baratas que a da telefonia comum.

Outra vantagem deste modelo de telefonia é a sua portabilidade, já que você pode levar o seu “telefone” para todos os lugares onde for, basta ter uma conexão com a internet em uma velocidade razoável e você poderá receber suas ligações mesmo do outro lado do mundo, utilizando a internet como meio de transporte, sem pagar nada a mais por isso.

O que é preciso para realizar uma ligação VoIP?

Assim como na telefonia comum é preciso de uma rede para realizar as ligações, na telefonia VoIP é necessário uma conexão de banda larga, com uma velocidade razoável, para entregar uma ligação de qualidade, com uma qualidade sonora limpa e sem interferências.

Este tipo de ligação pode ser realizada com o seu computador ou smartphone, que se conectará a uma central telefônica ou a outro computador através de aplicativos específicos para essa finalidade.

Você pode também optar pelo telefone IP, que é muito semelhante ao aparelho de telefone fixo que conhecemos, mas ao invés de ser conectado na linha telefônica, eles são conectados à linha de internet banda larga, através de um cabo igualzinho a este que você usa em seus computadores.

Mas, se você tem um telefone desses normais e quer entrar para a telefonia IP sem ter que adquirir um novo aparelho, você também pode. Nestes caso, você vai precisar de um aparelhinho chamado ATA (adaptador telefônico analógico) que converterá o seu aparelho analógico em uma aparelho de ligações por IP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *