O que é QR code e como usá-lo em seu negócio

Já bastante presente no cotidiano, o QR code pode até ter se tornado algo familiar ao olhar, mas, seu funcionamento ainda é um enigma para muitos. Nesta matéria você entende o que é QR code e como seu negócio pode usá-lo no dia a dia. Confira!

O que é QR code?

O QR code é como uma variação do código de barras tradicional, com uma representação gráfica com linhas horizontais e verticais dispostas em uma imagem quadrada.

Assim como o código de barras tradicional, o QR code é usado para codificar informações e dados. Inventado no Japão, o código surgiu para otimizar a catalogação de peças de automóveis na indústria japonesa.

Confira  nosso post: Como funciona o leitor de código de barras.

É possível codificar uma quantidade significativa de caracteres em um QR code. O código suporta caracteres numéricos, alfa-numéricos, binários e símbolos do alfabeto japonês.

O que é QR code e como usá-lo em seu negócio

Como funciona o QR code?

O QR code pode ser decodificado em leitores específicos ou através das câmeras de celulares. Sua leitura costuma ser rápida, com uma revelação imediata dos dados codificados – isso explica o nome do código, que deriva do termo “quick response” (resposta rápida, em tradução livre).

Além da facilidade de leitura, o QR code é relativamente simples de ser gerado. Há aplicativos, programas e sites gratuitos que ajudam na criação do código, usado principalmente para guardar links.

Por conta disso, o QR code se popularizou e pode ser encontrado em uma grande diversidade de itens: produtos, cartões de visita, revistas, cartazes, entre outras aplicações.

Como QR code pode ser usado por empresas?

Amplamente utilizado em campanhas de marketing, o QR code pode ser um ótimo recurso para que seu negócio ofereça acesso rápido a informações complementares de um produto ou serviço ou aos canais da empresa.

Se você tem um restaurante, por exemplo, colocar o QR code no cardápio levando o consumidor ao seu site ou página no Facebook pode ser uma boa maneira de fazer com que o cliente se conecte com você.

Além disso, esse tipo de código é um aliado poderoso na gestão interna do negócio. Com ele, é possível identificar produtos, implementar processos e disponibilizar informações à equipe de funcionários de forma prática e rápida.

Entendeu o que é QR code? Na Syma você encontra o leitor perfeito para acessar as informações desse tipo de código! Acesse e confira:

O que é QR code e como usá-lo em seu negócio

O que é QR code e como usá-lo em seu negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *