Como funciona o leitor de código de barras?

Mesmo com uso comum no dia a dia de diversos negócios, o funcionamento do leitor de código de barras ainda é um mistério para muitos. A tecnologia deste equipamento permite um atendimento muito mais rápido e eficiente ao cliente, além de conferir agilidade a processos e tarefas internas e eliminar problemas causados por erros de digitação.

Porém, apesar de ser uma tecnologia que revoluciona a rotina de uma empresa, não é complicado entender como funciona o leitor de código de barras. Entender esse funcionamento pode ajudar a identificar falhas no equipamento e até mesmo a cuidar melhor do equipamento, aumentando a vida útil do produto.

Pensando nisso, preparamos esta matéria para que você entenda melhor como funciona o leitor de código de barras. Olha só!

Entendendo o código de barras

O código de barras não é uma sequência aleatória de listras pretas e brancas. Seu sistema é composto por uma combinação numérica que está presente nas listras e utiliza código binário para a formação de dados.

Cada produto tem um código de barras diferente e, portanto, este código funciona como um RG do produto. A sequência numérica ajuda a identificar itens rapidamente, oferecendo maior controle de estoque e diminuindo confusões.

No Brasil, o código de barras mais comum é o EAN13. Este tipo apresenta uma sequência de 13 dígitos que identificam o país, a empresa detentora do código e o produto, nesta ordem. O último dígito do código é o dígito de controle.

O QR Code é outro tipo de código de barras bastante usado em produtos, cujos componentes guardam informações que são convertidas na leitura.

Como funciona o leitor de código de barras

A missão do leitor é captar e transmitir os dados contidos no código de barras. Para isso, há diferentes formas de tecnologia de leitura. Os aparelhos de leitura mais populares emitem um feixe de luz, que é refletido pelas barras do código.

As listras presentes no código transmitem os dados para o leitor, que identifica o código analisando se as colunas são pretas ou brancas e atribuindo a elas valor zero ou um, conforme o sistema binário.

Como funciona o leitor de código de barras?

Dessa forma, o leitor capta as informações em código binário juntamente com as informações numéricas, processa os dados e faz uma verificação para validar o scan. A comunicação dos leitores com o computador ou com smartphones permite apurar imediatamente se os dados conferem ou se há algum erro, visto que a leitura é feita em poucos instantes.

Falhas ou atrasos no tempo de leitura podem significar problemas no equipamento – tanto na leitura de fato quanto no processamento de informações e na comunicação com outros dispositivos.

Investindo em bons leitores, você garante mais agilidade no processo e não perde tempo com a identificação manual de produtos e documentos, não tem a necessidade de digitar os códigos e não corre o risco de confundir algarismos.

Quer investir em um leitor de código de barras de qualidade? Na Syma você encontra as melhores marcas e produtos do mercado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *