Impressora não fiscal ou fiscal: entenda as diferenças

Muitos empreendedores têm uma dúvida comum: será que meu negócio precisa de uma impressora fiscal? O equipamento nem sempre é necessário e, com a mudança para a NFC-e, a impressora não fiscal pode atender todas as necessidades da empresa.

A principal diferença entre uma impressora fiscal e uma impressora não fiscal é que a primeira tem alguns componentes que criam um histórico de transações: a memória fita detalhe e a memória fiscal. Isso permite que todas as informações de venda da empresa fiquem guardadas.

Além disso, o acesso a essa memória da impressora deve ser restrito por um lacre físico na máquina, com o objetivo de evitar qualquer tipo de fraude.

Já a impressora não fiscal não possui esses componentes de memória nem um lacre físico. É um equipamento que oferece um uso mais prático e simplificado, sem a fiscalização aplicada às impressoras fiscais.

Com a implantação da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, a impressora não fiscal passa a ser o equipamento mais importante para a emissão de notas de venda. Neste sistema, as informações são armazenadas online, oferecendo mais segurança a consumidores e empresas, além de permitir a devida fiscalização pelo órgão competente.

Agora, negócios localizados em estados que já adotaram a NFC-e devem utilizar a impressora não fiscal na rotina. Quer entender mais sobre a obrigatoriedade da NFC-e? Confira em nosso post: Seu negócio está preparado para a obrigatoriedade da NFC-e?

Veja a seguir quando usar uma impressora fiscal ou uma impressora não fiscal.

Quando usar a impressora fiscal

  • Emissão de notas e documentos de valor fiscal.

Para conferir se sua empresa precisa fazer uso da impressora fiscal, cheque a legislação de seu estado. Assim, é possível verificar que tipos de negócios devem fazer uso deste aparelho e também se a região já adotou a NFC-e.

Quando usar a impressora não fiscal

  • Emissão da NFC-e;
  • Impressão de senhas;
  • Impressão de ordens de serviço;
  • Impressão de pedidos;
  • Impressão de relatórios gerenciais;
  • Impressão de tíquetes;
  • Cupons de valor não fiscal de forma geral.

Já sabe qual tipo de impressora é o adequado para o seu negócio? Se você precisa de uma impressora não fiscal, a melhor opção está na Syma!

Leia mais:Impressora Bematech: comparativo entre os modelos MP 4200 e MP 100SImpressora Bematech: comparativo entre os modelos MP 4200 e MP 100S.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *