Você sabe a diferença entre cartões SSDs e cartões SD?

Você sabe a diferença entre cartões SSDs e cartões SD?

Armazenar programas diretamente no HD original de sua máquina, pode resultar em um equipamento cada vez mais lento. Um cartão de memória é, sem dúvidas, a melhor solução para esse problema.

Mas comprar um cartão sem saber exatamente o que está procurando, pode fazer com que suas necessidades não sejam supridas, e ainda precise desembolsar uma grana a mais na compra de outro cartão.

Por isso, existem alguns fatores que devem ser levados em conta no momento de procurar por um cartão. E para te ajudar a escolher o melhor cartão para você, no post de hoje iremos fazer algumas comparações entre cartões SSDs e SDs. Vamos lá?

Capacidade

Por utilizarem tecnologia muito semelhantes, os cartões não são assim tão diferentes, e isso inclui suas capacidades de armazenamento. É comum que os cartões SDs ofereçam 128, 256 ou, até mesmo, 512 GB, e os SSDs comuns ofereçam até 4TB, mas em casos extremos, os SDs podem oferecer até 1TB de armazenamento, enquanto os SSDs já chegam a 60TB de capacidade. No entanto, ao compararmos os dois em seus modos convencionais, eles não oferecem valores tão distintos de capacidade.

Velocidade

Geralmente os cartões SSDs chegam a uma velocidade de 550 MB/s (SATA III) ou mesmo até 3500 MB/s (NVMe), enquanto um cartão SD “rápido” oferece velocidades de 100 MB/s. Essa divergência se dá porque os cartões SSDs são consideravelmente maiores de uma forma geral, tanto no cache quando na refrigeração e formatos.

Formato

Como dito anteriormente, os SSDs são maiores, e por isso são comumente utilizados em notebooks, já que reduzir a necessidade de uso extremo do HD resulta em uma máquina mais rápida. Por serem maiores, oferecem mais espaço para refrigeração, e normalmente contão com estruturas de resfriamento passivas.

Os cartões SDs são conhecidos por serem compactos, podendo ser facilmente utilizados em maquinas fotográficas, celulares e outros aparelhos. Existem também os microSDs, que são ainda menores, mas que não são tão diferentes em capacidade de armazenamento. Uma grande vantagem desse tipo de cartão, é que você poderá facilmente encontrar adaptadores, fazendo com que ele caiba em qualquer equipamento, e muitas vezes até seja “transformado” em um SSD. Para melhorar, em alguns modelos no mercado o adaptador já vem junto com o produto, sendo um ótimo investimento.

Valor

A verdade é, que praticamente o único fator que define o preço de qualquer cartão, seja ele SSD, SD ou micros, é a capacidade. Os cartões que apresentam maior capacidade e velocidade, serão sempre mais caros, independente do modelo, portanto, na escolha do seu cartão, você deve realmente escolher de acordo com as suas necessidades.

Então é isso! Podemos ver que, no que diz respeito a capacidade de armazenamento, os cartões não são tão diferentes assim, porém cada caso requer uma atenção diferente, e algumas vezes um cartão pode ser mais eficiente que o outro, por isso você precisa saber exatamente o que está procurando, esteja sempre atento e analise suas necessidades!

Esperamos que tenham gostado do post de hoje. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *