HD externo é um periférico perfeito para armazenar fotos, vídeos, músicas, programas, informações e documentos. Sua capacidade de armazenamento é maior que a dos pen-drives, sendo assim, permite que você carregue todos os seus dados para onde quiser. Além disso, também é uma alternativa excelente para pessoas que precisam armazenar uma grande quantidade de dados com segurança, longe da nuvem e da rede ou até mesmo de hackers.
Comprar um HD externo pode proporcionar diversas vantagens, por isso, estamos aqui para apresentar a vocês as principais vantagens desse periférico 😀
Armazenamento e recuperação de dados: HD’s externos têm capacidade de armazenamento maior que pen-drives, CDs e DVDs. Além disso, em casos de dano, é mais fácil recuperar os arquivos que estão nele.
Praticidade e eficiência: é muito fácil de carregar para todos os lugares. Com ele você pode acessar os dados a qualquer hora e em qualquer lugar. Sem contar que, como a capacidade de armazenamento dele é maior, elimina a necessidade de carregar diversos periféricos menores como pen-drives.
Backup: com o HD externo é possível fazer backup dos arquivos de 1 ou mais computadores. Esse backup pode ser levado facilmente para diversos lugares ou pode ficar guardado como uma cópia de segurança dos arquivos.
Aumenta o espaço do PC: é possível aumentar a memória do PC ou notebook sem necessidade de mexer nas configurações da máquina, com um HD externo. Basta conectar ele em uma entrada USB para abrir e salvar arquivos. Isso dá ainda mais liberdade para salvar maiores quantidades de informação.
Segurança: alguns modelos de HD externo usam criptografia baseada em software ou hardware. Essa criptografia torna o armazenamento dele ainda seguro, assim como um PC.
Ficou interessado em comprar um HD externo? Então se liga em algumas dicas que irão ajudar você a escolher o modelo e tamanho ideal de HD externo que atenda às suas necessidades:
1. Espaço de armazenamento
Antes de comprar o HD você precisa identificar qual a sua necessidade de uso, ou seja, qual capacidade de memória (mais ou menos) você precisa para armazenar os seus dados. No mercado existem HD’s externos de 500gb até 10tb de memória, por isso, é necessário definir de quanto espaço você precisa.
Algumas perguntas que você deve se fazer para te ajudar a tomar essa decisão é:
“Quantos arquivos em média tenho atualmente em meu computador?”
“Qual a quantidade de dados que desejo armazenar no HD externo?”
Por exemplo, se hoje, você já tem 500gb em arquivos, o ideal é comprar um HD externo de 1TB, pois assim você consegue salvar os arquivos que você já tem e ainda tenha espaço para os novos!
2. Compatibilidade com sistemas
Nem todos os HD’s externos são compatíveis com os sistemas Windows e Mac, sendo assim é muito importante verificar a compatibilidade do HD de acordo com o sistema você utiliza no seu aparelho ou então verificar se o modelo que está comprando é compatível com mais de um sistema operacional.
3. Capacidade e velocidade de transferência de dados
Os HD’s podem ter dois tipos de conexão: USB 2.0 e USB 3.0. O segundo tipo é o que proporciona maior velocidade para a transferência de dados. Sendo assim, antes de comprar o seu HD analise qual das duas conexões é a melhor para você.
É importante destacar que para realizar a transferência de dados de maneira mais rápida pela conexão USB 3.0 é necessário que a entrada USB da máquina seja 3.0 também.
4. Segurança
Para ter ainda mais segurança na hora de armazenar seus dados, é importante verificar se o modelo de HD que deseja comprar possui criptografia, seja ela baseada em software ou hardware.
5. Tamanho e peso
Por fim, fique atento ao tamanho e peso físico do HD externo. Se você deseja levar ele para vários lugares é importante comprar um modelo mais leve ou com dimensões menores para facilitar o transporte.
E aí? Já está procurando o modelo ideal de HD externo para você?
Até a próxima!
Por Amanda Denipoti
Artigos que podem ser interessantes para você:
8 cuidados necessários para manter a vida útil do seu HD externo!