Uma breve história da evolução do Computador

É praticamente impossível falar do séc XXI e não falar da era digital, mas se olhamos para trás muitas vezes nos “perdemos” ou não sabemos onde tudo começou. Por exemplo, você sabe algo sobre a evolução dos computadores? Computadores estes, que nada mais são que aparelhos eletrônicos que recebem, armazenam e produzem informações de forma automática que já fazem parte de nosso cotidiano e que cada vez mais aumenta o seu uso a  nível mundial.

Na melhor das hipóteses, intuímos ou sabemos que sua evolução acompanhou a evolução da sociedade no decorrer dos séculos XX e XXI, mas sua história não começou aí e é sobre essa história que falaremos no decorrer do nosso post.

O computador vem passando por diferentes transformações e no decorrer do tempo e foi aperfeiçoando-se, graças ao avanço nas áreas da matemática, engenharia, eletrônica.

A Origem dos Computadores

Na Idade Antiga, com a necessidade da realização de contagem (computar = contar), que já não poderiam mais ser feitas apenas com os dedos ou pedras, foram desenvolvendo novos dispositivos que pudessem realizar cálculos sem maiores dificuldades.

O primeiro dos invento foi o Ábaco – primeira calculadora da História (Séc. V a.c.), um aparelho mecânico constituído de hastes paralelas e contas (pequenas esferas) que poderiam ser movimentadas e, de acordo com sua posição, representava o número trabalhado. Esse dispositivo permitia cálculos de até 5 dígitos.

Depois do ábaco foram criados outros aparelhos, também analógicos, capazes de realizar contagens, como os Ossos de Napier, a Pascalina (primeira calculadora mecânica do mundo), a Máquina de Leibniz, o Tear Automático, a Máquina de Diferenças, e já  no ano de 1822, o matemático inglês Charles Babbage criou uma Máquina Analítica, que a grosso modo, é comparada com o nosso computador atual, com memória e programas, e por meio dessa invenção alguns estudiosos o consideram o “Pai da Informática”.

Todos esses aparelhos surgiram por aperfeiçoamento, a fim de suprir necessidades não obtidas com os existentes até então. As máquinas de computar foram cada vez mais incluindo a variedade de cálculos matemáticos, adição, subtração, divisão, multiplicação, raiz quadrada, logaritmos, dentre outros. E essa evolução não foi um processo simples e rápido.

A Evolução do Computador

Os aparelhos analógicos foram aprimorados até dar origem, enfim, aos aparelhos digitais. As máquinas continuaram a ser aperfeiçoadas, passando, agora, a serem divididas em gerações, de acordo com os sistemas e ferramentas utilizados.

Na Primeira Geração, de 1951 até 1959, os computadores funcionavam através de circuitos e válvulas eletrônicas, e tinham o seu uso restrito, também eram imensos e consumiam muita energia. O ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer), é um exemplo, possuía 19.000 válvulas e consumia por volta de 200 quilowatts.

Na Segunda Geração , de 1959 até 1965,  os computadores funcionavam através de transistores, que substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Ainda eram muito grandes e por outro lado já começaram a ter um uso comercial.

Na Terceira Geração, de 1965 até 1975, os computadores funcionavam por circuitos integrados, que substituíram os transistores e já apresentavam uma  maior capacidade de processamento e um menor tamanho. Nesse período também foram criados os chips e iniciou-se a utilização de computadores de uso pessoal.

Finalmente a Quarta Geração, de 1975 até os dias atuais, os computadores diminuem seu tamanho, aumentam sua capacidade de processamento de dados e sua velocidade, graças ao desenvolvimento da tecnologia da informação. Também são incluídos os microprocessadores com um consumo cada vez menor de energia. A partir da década de 90, há um aumento significativo dos computadores pessoais. Surgem também, os softwares integrados e a partir da virada do milênio, começam a surgir os computadores de mão, ou seja, os smartphones, iPod, iPad e tablets, que incluem conexão móvel, com navegação na web. 

Fala-se também, alguns estudiosos, da Quinta Geração, a partir do surgimento dos supercomputadores, utilizados por grandes corporações. Nessa geração, é possível avaliar a evolução da tecnologia multimídia, da robótica e da internet.

Conclusão

Enfim, independente de 4 ou 5 gerações no desenvolvimento dos computadores, o que temos claro é que quando comparamos os tempos antigos aos atuais, está claro que a evolução ocorre juntamente com o desenvolvimento e necessidades da sociedade, e que na atualidade ocorre cada vez mais rápida e que a acessibilidade a estes dispositivos também vem crescendo graças a uma nova era digital que estamos vivendo.

Na Syma você encontra diversos produtos de informática para atender sua necessidade, 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *