Qual a diferença da tela LCD, LED e CCFL?

Qual a diferença da tela LCD, LED e CCFL?

A diferença entre telas LCD, LED e CCFL é algo que ainda gera muita dúvida, principalmente no momento de escolher um aparelho, isso porque essas siglas são referentes à estrutura da tela e que tipo de luz ela recebe para emitir as imagens.

Se você também tem dúvidas sobre esses tipos de tela, não se preocupe!

No post de hoje vamos explicar quais são as principais diferenças entre as telas LCD, LED e CCFL, assim você não ficará mais perdido na hora de escolher o seu aparelho.

 

Telas LCD

O LCD é a parte frontal responsável por gerar as cores que formam a imagem na tela, o que muda é o padrão de luz de fundo.

Basicamente, as telas LCD funcionam com cores projetadas em uma transparência, ou seja, não brilham. Dessa forma, é necessária uma fonte de luz, conhecida como backlight, que fica localizada na parte de trás, para mostrar a imagem.

Sendo assim, praticamente todos os equipamentos que são vendidos atualmente são LCD, a diferença entre eles está no tipo de backlight.

 

Telas de LED

O LED é um tipo de backlight, desenvolvido em 1927, que tem como principal função emitir luz. Podemos classificá-lo em duas categorias: Edge-Lit (iluminação pelas “laterais”) e Local-dimming (redução local).

 

LED Edge-Lit

Na Edge-Lit, os LEDs são organizados em linhas nas laterais da tela, fornecendo a luz para o centro, para que possa ser redirecionada para a tela. Esse tipo de disposição traz telas muito mais finas do que o normal e apresentam menor consumo de energia se comparado com as telas de CCFL mais antigas.

 

LED Local-dimming

Na Local-dimming, também conhecidas como Full LED ou Direct LED, encontramos lâmpadas de LED na tela inteira. Essas lâmpadas podem ser controladas individualmente, ficando acesas ou apagadas apenas nos locais onde são necessárias, o que gera cores mais naturais.

 

Quando comparamos as telas convencionais com as telas CRT e CCFL antigas, as telas de LED apresentam mais vantagens, principalmente por apresentarem cores mais nítidas, maior brilho e contraste.

Além disso, as telas LCD com Backlight de LED consomem menos energia, podendo chegar a até 40%. E ainda, por serem mais compactas, são mais leves, finas e duram mais tempo, já que os LED demoram mais para queimar. No geral, elas são produzidas com materiais que não agridem a natureza da mesma maneira com que as telas convencionais.

No entanto, é importante ressaltar que as telas de LED são muito sensíveis e, por esse motivo, não é recomendada a utilização de alguns materiais de limpeza como o álcool, desinfetante, detergentes, acetona nem produtos abrasivos, já que podem manchar ou causar danos irreparáveis na tela.

 

Telas CCFL

O CCFL é um tipo de backlight composto por lâmpadas fluorescentes. A estrutura da lâmpada consiste em um tubo de vidro coberto com um material à base de fósforo e elétrodos em forma de filamentos nas suas extremidades, que são montadas nas bordas da tela LCD.

A verdade é que esse é um tipo de tela mais antiga, e por isso apresenta algumas desvantagens se comparada os modelos atuais como, por exemplo, ângulo de visão reduzido, iluminação mínima constante das partes pretas, contraste reduzido e falta de uniformidade da luz traseira, o que provoca deformação da imagem.

Como cada ponto da tela é um pixel, as lâmpadas ficam acesas constantemente, consumindo assim uma maior quantidade de energia. Além disso, o backlight CCFL escurece com o tempo, por isso à medida que sua tela ou monitor envelhece, torna-se mais escuro e menos brilhante.

 

Esperamos que tenham gostado do post de hoje!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *