Cuidados preventivos para o seu notebook

Cuidados preventivos para o seu notebook

Hoje em dia a maioria das pessoas usam notebooks, seja para trabalho ou uso pessoal. E aquela velha frase “todo cuidado é pouco” não é exagero, pois funciona muito bem quando falamos sobre os notebooks.

Com a rotina, é comum deixar alguns cuidados de lado. Mas às vezes, pequenos esquecimentos podem sair muito caro.

E para te ajudar preparamos uma lista com dicas para te ajudar a ter um dispositivo “eternamente novo”. Cuidados com tela, teclado, bateria e a manutenção regular do seu notebook são alguns dos fatores que podem garantir a boa aparência e desempenho do seu aparelho por mais tempo.

Vamos lá?

1 – Segurança ao transportar

Cases, maletas e mochilas sempre! O transporte do seu equipamento é essencial para aumentar a vida útil do mesmo. Levar nas mãos, debaixo do braço, soltos em bolsas e tantas outras situações, colocam em risco não só a estrutura do notebook como também suas conexões.

Além disso, existem vários tipos de cases, maletas e mochilas, desde as temáticas até outras com divisórias para utilizar como transporte.

2 – Na limpeza, menos é mais!

“Utilizar um tecido úmido com produto químico”

Qual tecido? Qual produto? São detalhes que fazem toda diferença, pois tanto a carcaça quanto a tela não suportam qualquer produto químico. Um pano macio, geralmente uma flanela, com um pouco de detergente neutro, ou mesmo álcool isopropílico para a tela, são o suficiente. Na limpeza do teclado, um pincel já encara muito bem a poeira e lembre-se de fazer todos os passos com o notebook desligado!

3 – Fonte de Alimentação

Vários carregadores já vêm com um velcro no cabo para auxiliar na hora de guardar, mas de nada adianta se você embolar o fio e jogar na mochila. Mantenha o fio do carregador sempre organizado, pois o mau manuseio além de desgastar, pode resultar em mais gastos no fim do mês.

4 – Comida e notebook não combinam

Quem já está habituado sabe como um teclado de notebook atrai um copo de café, sem falar nas migalhas que aparecem e você nem sabe de onde vieram. Alimentos e notebooks não dão certo e podem resultar num prejuízo que aos poucos cresce e você nem percebe. Se acidentalmente cair algo, limpe com um pincel e não deixe acumular. No caso de água, desligue, keep calm, vire o equipamento de ponta cabeça e espere escorrer totalmente.

5 – Cuidado com a ventilação

A ventilação dos notebooks é outro ponto muitas vezes esquecido pelos usuários. Um notebook que aquece demais terá sua vida útil encurtada, por conter componentes delicados, que são muito sensíveis às altas temperaturas. Um erro recorrente por parte dos usuários é mantê-lo no colo por longos períodos, obstruindo a passagem de ar e superaquecendo o equipamento, que, em alguns casos, pode chegar a causar queimaduras graves.

Ou seja, mantenha seu notebook em superfícies planas ou tenha um suporte sempre por perto.

6 – Não arrisque mexer demais

Por mais que existem milhares de tutoriais na internet, desmontar seu notebook não é como montar um quebra cabeça, mesmo aqueles mais difíceis. Além de sempre sobrar um parafuso, qualquer ação interna (seja uma poeira a mais que entrou) traz efeitos imprevisíveis, então não arrisque! Os notebooks são aparelhos bem mais sensíveis que os Desktops.

7 – Manutenção sempre

Mais importante do que cuidar da aparência do seu notebook, é garantir seu bom funcionamento. Para isso, você pode seguir várias dicas. A primeira delas é fazer uma manutenção regularmente, além de eliminar softwares e arquivos desnecessários para não sobrecarregar o computador e deixá-lo lento.

Limpar a memória, atualizar os drivers e cuidar do estado da sua bateria, por exemplo, são algumas das atitudes que ajudam a garantir um bom desempenho do seu notebook, ou melhorar caso ele esteja comprometido.

Então é isso, espero que tenham gostado. São dicas para o dia a dia, e ajuda muito na durabilidade do seu notebook.

Esperamos que tenham gostado do post de hoje!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *