Comunicação Corporativa: como a Telefonia IP pode ajudar sua empresa

Uma das maiores preocupações dos gestores é reduzir custos sem perder a qualidade de operação dentro das empresas. Muitas vezes esse cenário é encarado como algo impossível de ser feito, já que a a ideia de que gastos e qualidade andam juntos com o crescimento ainda está enraizada na cabeça de muitas áreas do mercado.

Entretanto, uma das armas para evitar esse problema é inovar! A inovação permite que as empresas explorem mais alternativas e encontrem soluções para problemas complexos e que muitas vezes são considerados impossíveis de resolver. Mas é aí que entra a capacidade de uma ação inovadora, que transforma a situação para melhor.

Um dos problemas que persistiu por muito tempo entre as empresas era a comunicação, já que desde o surgimento e implementação do telefone como meio de comunicação efetivo nas empresas, esse cenário sofreu alterações pontuais. Entretanto, é sempre bom lembrar que como toda tecnologia, a telefonia demorou a ter uma implementação massiva, ainda mais se considerarmos sua data de criação até a real ampliação do seu uso.

Apesar disso, o início de seu uso era restrito a casos especiais. Fazer uma ligação era algo relativamente caro e quanto maior a distância, maior o valor. Empresas que contavam com mais de uma unidade sofriam com os custos mensais que a telefonia tradicional trazia.

Entretanto, tanto o avanço econômico como tecnológico possibilitou que esse preço caísse consideravelmente nas últimas décadas. As opções de empresas operadoras de telefonia aumentaram bastante e isso reduziu o preço das ligações. Além disso, os telefones celulares surgiram e deram uma reviravolta na maneira como as pessoas se comunicavam, possibilitando a mobilidade delas.

Além de todas essas evoluções, na última década várias empresas apostaram no VoIP como uma nova ferramenta de comunicação por voz, que consiste na utilização da rede de internet para fazer ligações. O grande problema é que em algumas das vezes essa ligação pode perder a qualidade, já que depende muito da qualidade de rede disponível. Nesse ponto muitas ligações sofrem com atrasos (delays) e outros fatores.

Diante disso, uma outra alternativa surgiu e tem se mostrado uma ótima maneira:  A telefonia IP que compartilha algumas semelhanças com o VoIP mas possui alguns diferenciais: na telefonia IP, a voz é digitalizada para utilizar a rede e alcançar o seu destino. Após isso ela utiliza o protocolo IP dentro de uma rede privada (VPN) ou  onde há garantia do serviço oferecido. Isso facilita a vida de quem precisa se comunicar, já que a qualidade de voz é maior em redes privadas. Além disso, os custos de ligação entre filiais, por exemplo cai muito, sem perder a qualidade.

Smart Call – Telefonia IP

Aqui na Syma você conta com o Smart Call – Telefonia IP, um serviço feito na medida para a sua empresa. Independentemente do tamanho ou demanda, a solução oferecida é feita conforme a sua necessidade, dispensando o VOIP e trazendo a segurança da telefonia interna.  O Smart Call atende vários terminais e permite a mobilidade de ramais, o que permite uma integração com sistemas de call center.

Como uma de nossas missões aqui é ajudar as empresas por meio de tecnologia, temos o maior orgulho de saber que estas colhem ótimos frutos de soluções oferecidas pela gente. O Grupo Integrado, por exemplo, é uma das empresas que se beneficiam com a Telefonia IP da Syma.

Segundo Ulisses Ribas, responsável pela área de Informática, a empresa já utiliza o Smart Call há alguns anos e vem percebendo os resultados. “Em 2009 precisávamos de uma solução de telefonia que nos ajudasse a ligar nossas 3 unidades, reduzindo custos com linhas extras e outros DDRs. A parceria com a Syma nos ajudou a mudar esse cenário e até hoje temos sido bem atendidos pelos profissionais da empresa”, completa.

Concluindo

Com a mudança tecnológica das últimas décadas, vem se tornando cada vez mais fácil ter uma comunicação corporativa eficiente. A Telefonia IP chega para ajudar empresas de todos os tamanhos e segmentos na busca pela inovação e economia. Por isso é importante avaliar e ver como essa solução pode ajudar a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *