Escolhendo a impressora ideal para você.

Escolhendo a impressora ideal para você.

 As impressoras ainda são muito utilizadas e é importante considerar que escolher a correta evitará gastos desnecessários e um trabalho excessivo. Isso porque cada tipo de impressora é melhor para um determinado tipo de uso.

Prepararmos algumas dicas sobre qual modelo escolher para o seu dia-a-dia. Confira!

Conectividade 

O primeiro ponto que devemos considerar na hora de escolher a impressora para a sua empresa ou mesmo para sua casa é a conectividade. É importante ressaltar que enquanto as impressoras com entrada USB são melhores para computadores desktop, já as com conectividade Wi-fi são mais indicadas para os notebooks.

Porém, no caso de empresas que têm uma quantidade grande de colaboradores que necessitam utilizar as impressoras, é importante que você tenha um servidor que integrem todos os computadores – ou seja utilizado o wi-fi. Pensar nesse ponto é fundamental!

Laser, jato ou multifuncional 

Conforme falamos logo no começo desse texto, existem diferentes tipos de impressoras. Pode ser que uma seja mais indicada do que a outra para o seu caso. Vamos entender melhor as características de cada uma delas:

Jato de tinta 

As impressoras jato de tinta, como o próprio nome já diz, trabalha com a tinta em sua forma líquida em um jato. Nessa tecnologia, a impressora imprime diretamente sobre o papel com as tintas, formando a impressão.

Geralmente, esse tipo de impressora é indicado para uso doméstico ou para demandas menores, já que ela é um pouco mais lenta.

Um ponto positivo é que o custo de um cartucho de tinta é menor do que o valor de um toner, por exemplo, resultando em uma economia imediata, até mesmo pelo tempo que ele pode durar.

Outra vantagem dessa impressora é o custo de um cartucho para impressão colorida, que saí mais barato em comparação a impressora a laser. Além disso, as impressoras jato de tinta ainda se destacam quando falamos em impressão de fotografias, já que trazem mais qualidade.

Laser 

Este tipo de impressora funciona com um pigmento em pó que cria as imagens no papel. Esse pigmento vem em um cartucho chamado toner, que armazena a tinta líquida transformada em um pó extremamente fino. Ele é pulverizado nos cilindros das impressoras, e gruda por meio de eletromagnetismo. Depois disso, o papel passa pelos cilindros pulverizados e a impressão sairá como vemos no papel.

As impressoras a laser são muito rápidas na impressão, além de trazer mais qualidade no resultado final se compararmos com impressora a jato de tinta. Justamente por isso, essa impressora é indicada para empresas que lidam com um grande volume de impressões.

E se caso você tenha uma demanda de impressões em grande volume mesmo na sua casa, a impressora a laser deve ser considerada um ótimo investimento.

Uma desvantagem para ela é seu custo mais elevado. Além disso, devemos considerar caso haja a necessidade de imprimir uma demanda muito grande de imagens coloridas, que vão ficar mais caras – se você costuma imprimir apenas em preto e branco, esse é um ponto que pode ser desconsiderado.

Multifuncional 

Existe ainda as impressoras multifuncionais que, além de realizar impressões, também têm outras funções, como fazer cópias, enviar fax e escanear documentos.

Esse tipo de aparelho é muito utilizado por empresas, especialmente  as copiadoras, papelarias, cartórios, entre outras.

É importante saber que existem impressoras multifuncionais com a tecnologia a jato de tinta e também a laser, que traz as mesmas vantagens e desvantagens citados anteriormente.

Mas afinal, qual escolher? 

Antes de escolher, é preciso avaliar a sua necessidade quanto a demanda de impressões. Depende muito da avaliação dos fatores citados no texto. Pode ser que você tenha demandas diferentes dentro da sua empresa, dependendo do setor de trabalho, por exemplo. Então, pode ser vantajoso que você tenha uma impressora de cada tipo em setores específicos.

É necessário, ainda, considerar que existem diversas marcas diferentes de impressoras, com preços e qualidades variados.

Confira agora mesmo as nossas opções de impressoras para a sua empresa, ou mesmo para a sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *