Como deixar o PC mais rápido? Dicas!

Como deixar o PC mais rápido? Dicas!

A tecnologia está em um patamar bastante avançado. Por isso, as pessoas estão cada vez mais em busca de velocidade e eficiência quando estamos falando de computadores e acesso à internet.

A velocidade do PC influencia diretamente em nossa experiência, seja quando efetuamos as nossas atividades no trabalho ou mesmo quando jogamos online. Antes de mais nada, precisamos saber se o problema está na internet ou se realmente é o nosso computador que está lento.

Se o problema realmente estiver no seu PC, existem alguns procedimentos que podem ajudar a deixar a sua máquina mais veloz. Por isso, preparamos algumas dicas para você. Confira!

Dica 1: Faça uma desfragmentação do disco rígido 

A primeira dica que indicamos para você é que você realize uma desfragmentação de disco. Ela pode ajudar a melhorar o desempenho do seu computador, pois como os arquivos e programas ficam armazenados de forma fragmentada, quando a desfragmentação acontece, o sistema os reorganiza em blocos próximos uns aos outros, diminuindo o tempo de busca e abertura dos aplicativos. Vamos ensinar como fazer isso:

  • Feche todos os programas e tarefas que o Windows esteja executando.
  • Clique no botão iniciar e pesquise pelo “desfragmentador”.
  • Após a abertura da janela, escolha a opção “analisar disco”.
  • O sistema realizará uma busca no HD e trará a real situação de como os arquivos estão fragmentados.
  • Clique então em “Desfragmentar disco”.

É preciso entender que este processo pode demorar um pouco, dependendo da situação do seu disco rígido, como também da capacidade do seu processador. Então, se você não pode realizar isso, pois precisa do PC para terminar outras atividades, o ideal é que agende a desfragmentação para um horário que você possa aguardar até a desfragmentação seja concluída. Para isso, você pode utilizar a opção “Configurar agendamento” para agendar no melhor horário para você.

Dica 2: Desative programas da iniciação automática 

A desativação da inicialização automática dos programas ajuda bastante a você ganhar velocidade na hora de usar o seu PC.

Acontece que cada vez que você instala programas em seu computador, são criados arquivos de auto carregamento na inicialização e isso implica no desempenho do PC como um todo.

Para desabilitar os programas desnecessários na inicialização do computador, você deve seguir os procedimentos:

  • Abra o “Gerenciador de Tarefas”
  • Clique na aba de “Inicialização”, onde serão mostrados todos os programas iniciados junto com o computador.
  • Então, escolha todos que você deseja desativar e clique em “Desabilitar”.

Dica 3: Use ferramentas para limpar o PC 

Uma recomendação muito válida é utilizar programas que “limpam” o PC. Esses programas efetuam uma varredura em dados que não são essenciais para o uso do computador, como históricos de acesso à internet – que são os cookies e os caches.

Um dos programas mais famosos deste tipo é o CCleaner. Ele pode ser facilmente baixado no site oficial e é muito útil para realizar esse tipo de limpeza – mesmo em sua versão gratuita.

A versão paga é mais completa, igual a alguns antivírus que também tem a opção de escaneamento inteligente do PC.

Dica 4: Invista em um novo Processador e mais memória 

As dicas anteriores são eficazes, porém não têm um efeito tão perceptível assim. Se você realmente quer sentir que está usando uma máquina realmente mais potente e veloz, o ideal é investir em um processador mais potente e também em aumentar a sua memória Ram, principalmente se você já tem o seu PC há alguns anos.

As tecnologias desses elementos dos computadores estão se inovando a cada dia, por isso cada vez mais os computadores estão mais rápidos. Se você for analisar o histórico de evolução dos processadores, por exemplo, há dez anos falava-se do processador da Intel Core 2duo, que chegou para substituir o Dual Core que era o mais utilizado até então. Hoje em dia, esses processadores são totalmente ultrapassados.

A Intel lançou os processadores da linha 8ª Geração que são os Intel Core I3, I5, I7 e até mesmo o I9. Estes se tratam de processadores considerados muito mais modernos e, portanto, trazem uma velocidade incrível na hora de operar o computador.

Outra dica importante é também aumentar a sua memória Ram, que é acionada quando abrimos algum programa, navegador da internet e arquivos de qualquer natureza.

Ou seja, este tipo de memória funciona como uma espécie de mesa que você utiliza para trabalhar e depois que acaba guarda tudo que você utilizou durante o trabalho em gavetas. Então, quanto maior for a sua memória Ram, mais elementos você conseguirá abrir ao mesmo tempo sem que o desempenho do computador seja afetado.

No início desta década, falava-se em 1 ou 2 gigabytes de memória Ram como referência de qualidade para se operar no PC, mas atualmente sabemos que este tamanho é insuficiente para se ter um bom desempenho, principalmente quando estamos falando de programas ou jogos que lidam com gráficos de alta resolução.

Então, precisamos pensar em 4, 8 e até mesmo 12 gigabytes para se ter uma percepção de ganho real de velocidade. Para isso, você precisa verificar se o seu computador ou notebook tem uma placa mãe que aceita uma memória Ram extra. Se sim, você tem a opção de comprar o cartucho e aumentar a velocidade do seu computador.

Na nossa loja você encontra diversas opções de produtos de informática para atender suas necessidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *