Repetidor de sinal ou um modem mais potente?

Repetidor de sinal ou um modem mais potente?

Atualmente, todo mundo deseja ter um aumento na velocidade ou evitar as interferências do seu sinal Wi-fi, já que precisamos de uma internet satisfatória – seja para trabalhar, estudar ou para entretenimento.

E apesar do seu pacote de internet ser bom para atender a sua necessidade, pode ser que você não esteja utilizando toda a sua potência. Isso porque há outros fatores que influenciam na qualidade do seu sinal. Nesse caso, você deve pensar em um roteador, um modem e/ou repetidor de qualidade como possíveis estratégias para acabar com esse problema. Confira abaixo qual deles é melhor para você!

Entenda a diferença entre modem, roteador e repetidor de sinal

Antes de tudo, é necessário entender as diferenças entre esses aparelhos. Vamos separar a funcionalidade de cada um deles:

  • Modem: Começando pelo modem, que é um aparelho indispensável para obter uma conexão com a internet, pois se trata do dispositivo que fará a conexão do seu computador com a sua operadora. Mas, apenas o modem não oferece o sinal de internet wireless, ou ainda, internet sem fio, que hoje em dia é o tipo de conexão mais utilizada em ambientes residenciais.
  • Roteador: O sinal wireless que falamos acima deve ser realizado por intermédio de um roteador que é obtido o sinal do Wi-fi. Acontece que hoje, muitas dos modems existentes já possuem o roteador incluso.
  • Repetidores de sinal: Já os repetidores de sinal podem ser considerados como uma extensão do roteador, já que são utilizados para que o sinal seja emitido para locais que têm algum impedimento por barreiras físicas. Você já percebeu que dependendo do cômodo da casa, o sinal pode ser mais intenso ou mais fraco? Isso pode ser consertado com um repetidor.

Antenas são as melhores opções

Quando falamos em melhorar o tráfego do nosso sinal, precisamos entender que as antenas, seja do seu roteador ou do modem/roteador, podem trazer essa melhora no sinal Wi-fi. Isso porque as antenas são os melhores propagadores do sinal sem fio, possibilitando a você poder utilizar toda a qualidade do pacote de internet contratado.

Mas, é importante considerar que as antenas não aumentam a potência da sua internet, ela só permite que você utilize o máximo que você contratou. Se você deseja ter um aumento da potência e da usabilidade da sua internet, é necessário adquirir um pacote de dados maior.

Outro fator importante é entender que as antenas melhoram o seu tráfego de sinal, mas não permitem um ganho no alcance do sinal, ou seja, não influencia tanto na distância percorrida pelo sinal – para isso são utilizados os repetidores.

Dessa forma, é válido ressaltar que quanto mais antenas o aparelho roteador ou modem/roteador tiver, melhor será a qualidade da sua internet.

Repetidores para muitos ambientes

Conforme dito acima, os repetidores de sinal são uma espécie de extensão dos roteadores. São os mais indicados para que o sinal chegue a muitos ambientes como casas ou empresas muito grandes. Quanto mais obstáculos existirem entre roteador ou o modem/roteador e o dispositivo conectado ao sinal de Wi-fi, mais interferências existirão para enfraquecer o sinal.

Neste sentido, quando mais cômodos existirem na casa ou edifício, mais se fará necessário o uso de repetidores de sinal.  O repetidor copia as configurações do roteador e as retransmite aos pontos da casa que antes não recebiam um sinal de qualidade. O processo de instalação costuma ser muito simples, já que a maioria dos fabricantes costuma oferecer um guia de definições automáticas, que necessita apenas alguns minutos até que seja concluído.

E agora, qual escolher?

Como os dispositivos têm funções diferentes e são indicados para a resolução de problemas específicos, você precisa identificar a sua necessidade. Pode ser que o seu pacote de internet esteja insuficiente e isso pode ser identificado se o sinal permanece fraco ainda que você esteja no mesmo cômodo do roteador.

Caso não seja o pacote, pode ser que você precise estar conectado a uma distância mais longa do roteador e perceba que não existem barreiras físicas entre o seu dispositivo (smartphone, notebook, etc.) e o roteador, o mais indicado trocar por um com antenas.

Agora se a sua casa ou empresa tem muitos cômodos ou pontos específicos, onde o sinal não alcança, ou ainda, caso você necessite se conectar à Internet a partir de muitos devices, mais recomendado é adquirir um repetidor de sinal.

Visite nossa loja, lá você encontra diversas opções de produtos de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *