Repetidor de sinal ou um modem mais potente?

Atualmente, todo mundo deseja ter um aumento na velocidade ou evitar as interferências do seu sinal Wi-fi, já que precisamos de uma internet satisfatória – seja para trabalhar, estudar ou para entretenimento.

E apesar do seu pacote de internet ser bom para atender a sua necessidade, pode ser que você não esteja utilizando toda a sua potência. Isso porque há outros fatores que influenciam na qualidade do seu sinal. Nesse caso, você deve pensar em um roteador, um modem e/ou repetidor de qualidade como possíveis estratégias para acabar com esse problema. Confira abaixo qual deles é melhor para você!

Entenda a diferença entre modem, roteador e repetidor de sinal

Antes de tudo, é necessário entender as diferenças entre esses aparelhos. Vamos separar a funcionalidade de cada um deles:

  • Modem: Começando pelo modem, que é um aparelho indispensável para obter uma conexão com a internet, pois se trata do dispositivo que fará a conexão do seu computador com a sua operadora. Mas, apenas o modem não oferece o sinal de internet wireless, ou ainda, internet sem fio, que hoje em dia é o tipo de conexão mais utilizada em ambientes residenciais.
  • Roteador: O sinal wireless que falamos acima deve ser realizado por intermédio de um roteador que é obtido o sinal do Wi-fi. Acontece que hoje, muitas dos modems existentes já possuem o roteador incluso.
  • Repetidores de sinal: Já os repetidores de sinal podem ser considerados como uma extensão do roteador, já que são utilizados para que o sinal seja emitido para locais que têm algum impedimento por barreiras físicas. Você já percebeu que dependendo do cômodo da casa, o sinal pode ser mais intenso ou mais fraco? Isso pode ser consertado com um repetidor.

Antenas são as melhores opções

Quando falamos em melhorar o tráfego do nosso sinal, precisamos entender que as antenas, seja do seu roteador ou do modem/roteador, podem trazer essa melhora no sinal Wi-fi. Isso porque as antenas são os melhores propagadores do sinal sem fio, possibilitando a você poder utilizar toda a qualidade do pacote de internet contratado.

Mas, é importante considerar que as antenas não aumentam a potência da sua internet, ela só permite que você utilize o máximo que você contratou. Se você deseja ter um aumento da potência e da usabilidade da sua internet, é necessário adquirir um pacote de dados maior.

Outro fator importante é entender que as antenas melhoram o seu tráfego de sinal, mas não permitem um ganho no alcance do sinal, ou seja, não influencia tanto na distância percorrida pelo sinal – para isso são utilizados os repetidores.

Dessa forma, é válido ressaltar que quanto mais antenas o aparelho roteador ou modem/roteador tiver, melhor será a qualidade da sua internet.

Repetidores para muitos ambientes

Conforme dito acima, os repetidores de sinal são uma espécie de extensão dos roteadores. São os mais indicados para que o sinal chegue a muitos ambientes como casas ou empresas muito grandes. Quanto mais obstáculos existirem entre roteador ou o modem/roteador e o dispositivo conectado ao sinal de Wi-fi, mais interferências existirão para enfraquecer o sinal.

Neste sentido, quando mais cômodos existirem na casa ou edifício, mais se fará necessário o uso de repetidores de sinal.  O repetidor copia as configurações do roteador e as retransmite aos pontos da casa que antes não recebiam um sinal de qualidade. O processo de instalação costuma ser muito simples, já que a maioria dos fabricantes costuma oferecer um guia de definições automáticas, que necessita apenas alguns minutos até que seja concluído.

E agora, qual escolher?

Como os dispositivos têm funções diferentes e são indicados para a resolução de problemas específicos, você precisa identificar a sua necessidade. Pode ser que o seu pacote de internet esteja insuficiente e isso pode ser identificado se o sinal permanece fraco ainda que você esteja no mesmo cômodo do roteador.

Caso não seja o pacote, pode ser que você precise estar conectado a uma distância mais longa do roteador e perceba que não existem barreiras físicas entre o seu dispositivo (smartphone, notebook, etc.) e o roteador, o mais indicado trocar por um com antenas.

Agora se a sua casa ou empresa tem muitos cômodos ou pontos específicos, onde o sinal não alcança, ou ainda, caso você necessite se conectar à Internet a partir de muitos devices, mais recomendado é adquirir um repetidor de sinal.

Visite nossa loja, lá você encontra diversas opções de produtos de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *