Armazenamento: Dicas para você não perder seus arquivos

Se você já passou pela péssima experiência de perder todos os seus arquivos, deve saber que isso pode deixar qualquer um desesperado. Mas isso acontece porque, na verdade, a maioria das pessoas não se preocupam com a forma como armazenam seus arquivos.

Existem algumas formas para prevenir que você passe por essas situações, e claro que nós separamos algumas delas, assim você evita a perca de todos os trabalhos que você levou tempo para produzir, as fotos de momentos especiais e seus documentos.

Quer saber como armazenar seus arquivos corretamente?

Então vem com a gente!

Mantenha tudo organizado

Se você tem muitas fotos, documentos ou músicas, a organização é fundamental!

Uma forma muito eficiente de organizar seus arquivos é separar tudo em pastas, assim você economizará tempo e espaço em seu equipamento, então vale a pena perder um tempinho.

Você pode começar palas músicas, elas podem ser separadas por estilo e depois por artista ou bandas, em subpastas. Se preferir, pode até separar por álbum ou ano de lançamento.

O mesmo esquema deve ser usado para organizar os outros arquivos, lembrando sempre de separar por categorias que facilitem o momento de procurar esses arquivos novamente.

O segredo para não ocupar espaços desnecessários, é eliminar os arquivos duplicados. No momento em que estiver organizando suas pastas, certifique-se de excluir todos os arquivos duplicados, fotos ou documentos que não serão utilizados.

Escolha um bom sistema de armazenamento

Utilizar somente o Hard Disk, do computador ou notebook, para guardar todos os seus documentos ou dados de empresa é, sem dúvidas, correr riscos desnecessários.

Por isso, ter um HD externo pode ser uma ótima solução, ele é ótimo para ser utilizado no dia a dia, é leve, portátil e tem uma ótima capacidade. Além disso, processa muito rápido, então você não precisa se preocupar com transferências de arquivos que levam uma eternidade.

Além de opções mais práticas como, utilizar um pendrive ou armazenar na nuvem, uma boa solução é usar um cartão de memória.

No entanto, é preciso procurar bem e saber quais são suas reais necessidades, já que SSDs, SD e Micro SD, podem servir para situações bem diferentes. Se quiser saber mais, nós temos um post aqui no blog que fala exatamente sobre isso, é só clicar aqui e dar aquela conferida.

Programe seus backups e mantenha o sistema de armazenamento seguro

Backup é, literalmente, realizar uma cópia de segurança. Se resume a copiar os dados de um dispositivo de armazenamento, para que eles possam ser restaurados em caso de perda dos dados originais.

Uma forma de evitar a perda de dados, é programar os seus backups em intervalos pré-definidos. Opte por utilizar softwares de backup que facilitem a programação e realizem backup de todos os dispositivos conectados à rede.

Lembre-se de que muitas ameaças surgem todos os dias, por isso, a melhor forma de manter seus arquivos sempre seguros é, manter as atualizações de sistema e do antiviris em dia.

É necessário manter o hardware devidamente configurado e os softwares atualizados, assim, o risco de invasões ou acessos indevidos, irão diminuir consideravelmente

Se organize, armazene tudo da forma correta e evite dores de cabeça.

Esperamos que tenha gostado do post de hoje!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *