Saiba como programar o desligamento automático no Windows

Você se lembra quantas vezes acabou esquecendo o computador ligado a noite toda, ou de quando você tinha que acordar cedo, mas perdeu horas de sono na noite anterior por ficar esperando um download acabar para não deixar o computador ligado?

Nada disso aconteceria se você tivesse programado o desligamento automático!

Pode parecer bem bobo, mas muita gente se esquece de programar e acaba passando por essas situações com mais frequência do que você imagina.

No entanto, isso não precisa acontecer com você, por isso fizemos um guia bem rápido para você nunca mais se esquecer. Pronto? Então vem com a gente!

Configurando

1º Passo:

Abra o MENU do Windows, digite o termo “Agendador de tarefas” na barra de buscas e clique no resultado.

2º Passo:

Após a janela ser aberta, clique na opção “Criar tarefa”, que está localizada na lista de ações no lado direto da janela.

3º Passo:

Nomeie a tarefa na aba “Geral”, depois selecione a opção “Executar estando o usuário conectado ou não” e marque a caixa “Executar com privilégios mais altos”.

Logo abaixo, há a opção “Configurar para”, basta selecionar a versão do Windows instalada no seu computador.

4º Passo:

Clique na aba “Disparadores”, depois na opção “Novo” e uma nova janela se abrirá.

5º Passo:

Em “Iniciar a tarefa”, clique na opção “Em um agendamento” e logo em seguida selecione a opção “Diário”, para que a tarefa seja realizada todos os dias, e depois defina a data e o horário que o computador será desligado.

6º Passo:

Volte para a janela “Criar tarefa”, acesse “Ações” e clique em “Novo”.

7º Passo:

Na opção “Ação”, selecione a opção “Iniciar programa” no menu dropdown, e em seguida preencha o campo de “Programas/Scripts” com a palavra “shutdown”.

8º Passo:

Retorne a janela “Criar tarefas” e acessa a aba “Condições”, marque a opção “Iniciar a tarefa somente se o computador estiver ocioso há”.

Defina o intervalo de tempo que a máquina precisa estar fora de uso para ser desligada. Na mesma aba, selecione as opções “Interromper se o computador não estiver mais ocioso” e “Reiniciar se voltar a ficar ocioso”.

9º Passo:

Na aba “Configurações”, mantenha todas as opções previamente selecionadas. Clique em “Se ocorrer falha na tarefa, reiniciar a cada”, defina o tempo para reiniciar, o tanto de vezes que deverá reiniciar e clique em OK!

Pronto, está tudo certo!

Atalho

Se precisa sair bem rápido, mas o programa ainda está baixando, não tem problema! Existe um atalho para fazer tudo mais rápido, porém, a configuração será menos especifica.

Pressione a tecla de atalho “MENU Window + R“ e uma janela irá surgir, digite o comando “shutdown -s -t XXXX

(Em frente ao “- t“ deve ser colocado o tempo, em segundos, que o computador irá desligar)

Caso mude de ideia, basta repetir o processo e, dessa vez, digitar o comando “shutdown -a” e a programação será cancelada.

Agora você não precisa mais se preocupar caso esqueça o seu computador ligado durante a noite!

Esperamos que tenha gostado do post de hoje!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *