Você sabe o que é a conexão USB-C?

Você sabe o que é a conexão USB-C?

Tudo indica que o novo padrão USB-C será o padrão da nova geração de dispositivos que poderão ser recarregados e trocar dados com mais eficiência.

A conexão USB é um padrão universal e sua sigla significa Universal Serial Bus. É por isso que essas entradas estão em dispositivos tão diferentes no mercado, de celulares e câmeras à adaptadores bluetooth e pendrives. O USB-C é uma evolução do USB 3.0, que se diferencia esteticamente do 2.0 pela cor azul, sendo, portanto, um USB 3.1 com um conector Tipo C. Ele é, teoricamente, duas vezes mais rápido que USB 3.0. Também é eletricamente compatível com o USB 3.0, embora, obviamente, não irá ligar fisicamente sem um adaptador.

No post de hoje vamos citar as principais características da conexão USB-C e falar um pouco porque a Apple escolheu utilizá-la como forma de ligar periféricos no Mac.

Vamos lá?

1 – A entrada é simétrica

O conector Tipo C é menor do que os Tipo A e Tipo B, medindo apenas 2,5 mm de altura e 8,3 mm de largura. Isso permite que os MacBooks tenham a espessura mínima de 1,3 cm. O novo padrão substituiu as portas Thunderbolt, USB convencional e até a MagSage para recarregar a bateria.  Ou seja, essa única porta permite conectar carregador, HDMI, DisplayPort, monitores VGA e dispositivos USB, como drives externos, além do iPhone ou iPad.

2 – Carregamento rápido

O USB-C apresenta um aumento considerável de desempenho que o torna o substituto ideal para todas as conexões. Isso porque ele transfere dados à até 10 Gbps (Gigabit por segundo), o suficiente para transmitir vídeos em 4K para monitores externos ou rodar discos SSD com eficiência máxima (o USB 3.0 só é capaz de alcançar cerca de 80% a capacidade dos discos de estado sólido).

O USB-C pode aguentar carga até 100 watts (20V) e permite o envio ou o recebimento de energia. Um notebook comum precisa, em média, de 60 watts para ser recarregado. Com esses 40 watts de sobra, o MacBook pode, por exemplo, recarregar um iPhone e um iPad ao mesmo tempo enquanto é usado

3 – Alta durabilidade

De acordo com as especificações técnicas do padrão USB-C, ele foi feito para suportar até 10 mil conexões. Então, imaginemos o cenário que você carrega o seu smartphone uma vez por dia. Assim, você poderá usar o mesmo cabo durante 10 mil dias. Ou seja, isso corresponde a 27 anos, 4 meses e 18 dias.

Claro, daqui pra lá o padrão USB já vai ter mudado e você já vai estar no seu décimo smartphone, mas é bom saber que da alta durabilidade.

3 – Maior taxa de transferência

Os novos cabos USB-C possuem também velocidades de transferência maiores. O padrão de cabos USB 3.1, que atingem até 10 Gb/s. Isso significa passar um filme em 4K e com 60 quadros por segundo em poucos segundos.

Dessa forma, tudo indica que o USB-C é o padrão reinante da nova geração de dispositivos que poderão trocar dados e ser recarregados com mais eficiência.

Então é isso pessoal, esperamos que tenham gostado do post de hoje!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *