Você sabe a diferença entre cartuchos remanufaturado, compatível e original?

Os Cartuchos para impressoras são periféricos utilizados em impressoras de jato de tinta ou laser para imprimir caracteres, imagens e fotos sejam branca e pretas (escala cinza) ou coloridas com qualidade superior a da impressora matricial. Isto é, o cartucho é o dispositivo de armazenamento de tinta ou toner usado para impressões.

Agora você já ouviu falar em cartuchos remanufaturados? E em compatíveis? Entenda agora as principais diferenças entre os tipos de cartuchos.

Cartuchos Originais

Os cartuchos originais são desenvolvidos pelas próprias fabricantes da impressora, ou seja, é um cartucho de tinta feito pela empresa que fabricou a impressora, por isso, o nome Original. Estes cartuchos irão funcionar exclusivamente com as impressoras exclusivas de mesma marca.

Estas empresas buscam sempre a qualidade e rendimento em impressões monocromáticas e coloridas com durabilidade, por isso sempre mantêm investimentos constantes em pesquisas voltadas às novas tecnologias de impressão para que atinjam a melhor qualidade com a menor quantidade de tinta possível. Justamente por apresentarem uma alta qualidade nas impressões, raramente apresentam qualquer problema seja na impressora ou na impressão.

Cartuchos compatíveis

Os cartuchos compatíveis são aqueles que não são produzidos pelas empresas fabricantes das impressoras, mas por empresas terceiras, ou seja, empresas que fabricam cartuchos que são compatíveis com as impressoras das marcas originais. Dessa forma, este tipo de produto, apesar de não ser original, funciona da mesma forma nas impressoras.

Os toners compatíveis têm excelente qualidade, por se tratar de um produto novo. Resumindo, é apenas considerado como uma versão genérica do original, visando a mesma qualidade de impressão e durabilidade. Portanto, é um produto novo e lacrado, compatível com qualquer impressora e modelo, sem o risco de danificar sua impressora.

Cartuchos Remanufaturados

Os cartuchos remanufaturados não são iguais aos compatíveis, apesar de muitas pessoas possam achar que sim. O cartucho remanufaturado é aquele que algum dia foi original ou compatível e é recarregado com tinta para que seja reutilizado.

O processo de recarga é feito por terceiros e a tinta utilizada não é original do fabricante. Porém, o cartucho remanufaturado passa por um processo de recarga e reciclagem que é muito utilizado atualmente, por se tratar de uma opção mais barata. Ao iniciar o processo de remanufaturar, o cartucho reutilizado recebe a mesma quantidade de tinta do original.

Mas, afinal qual a melhor opção de Cartuchos?

Decidir a melhor opção fica critério das necessidades de cada um. Ou seja, é importante avaliar qual é o melhor custo-benefício da empresa, instituição ou mesmo a da sua casa. Avaliar quanto se pretende gastar e qual a qualidade de impressões que se pretende atingir.

E quando pensamos em Cartuchos e Toners, existe diferença?

Os cartuchos se tratam de suprimentos que são utilizados pelas impressoras jato de tinta, isto é, o que está dentro do cartucho é a tinta em sua forma líquida. Nessa tecnologia, a impressora imprime diretamente sobre o papel com as tintas, formando a impressão. A principal diferença é que os cartuchos por serem mais baratos que os toners, devido ao tamanho menor, implicando na impressão de uma quantidade menor de páginas em relação ao toner.

Já o toner é o tipo de suprimento compatível com as impressoras laser ou LED. Tratando-se de uma tinta líquida transformada em um pó extremamente fino. Este pó é pulverizado nos cilindros das impressoras, e gruda por meio de eletromagnetismo. Depois disso, o papel passa pelos cilindros pulverizados e a impressão sairá como vemos no papel. O toner, por ser muito maior se comparados ao cartucho de tinta, resultam na impressão de um número muito maior de impressões.

Na Syma você encontra diversos produtos de informática para atender sua necessidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *