Ei você! Já conhece os jogos de realidade virtual?

Ei você! Já conhece os jogos de realidade virtual?

Se você é ligado no universo dos games e é um ou uma gamer nato(a), deve ter ideia do que vamos falar. Quando essa modalidade chegou ao mercado, com certeza, surpreendeu a todos, nos levando uma experiência nunca vista antes! Realmente, trazendo uma ideia futurista.

Misturar a nossa experiência motora com a realidade de dentro dos jogos foi uma grande revolução na tecnologia atual. Esse tipo de tecnologia tem uma interface capaz de mexer com os sentidos do usuário, por meio de um ambiente virtual, introduzindo efeitos visuais, sonoros e táteis. A realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente de simulação, fazendo com que o usuário se sinta dentro do jogo de fato.

Atualmente, essa realidade é apresentada ao usuário por meio de óculos especialmente desenvolvidos. Ou, ainda, por meio de headsets que cobrem completamente os olhos e os ouvidos, privando o usuário de ouvir e ver estímulos externos. Esses dispositivos combinam elementos virtuais com o ambiente real, concebida em três dimensões, permitindo ao usuário interagir e acompanhar o processamento em tempo real. Contudo, esse conceito abrange muito mais do que efeitos visuais e já vem sendo desenvolvido há algum tempo.

Como este tipo de tecnologia funciona de fato?

Um dos princípios desse tipo de tecnologia é simular a realidade do mundo real, por isso essa realidade deve ser feita em três dimensões, do contrário não traria uma experiência verossimilhante ao usuário. Com o uso da Estereoscopia, técnica usada para se obter informações do espaço tridimensional, por meio da análise de duas imagens obtidas em pontos diferentes, ou seja, é a partir dessa técnica que a noção de profundidade é criada, apresentando o principal elemento para a imersão na realidade virtual. Esse efeito resulta na interpretação do cérebro de que as duas imagens criadas na realidade virtual são uma só.

Essa tecnologia que começou com fotos, hoje é utilizada em filmes e ambientes tridimensionais gerados por computador. A incrível experiência do usuário desses óculos modernos é a capacidade de interagir em sincronia com o movimento da cabeça do mesmo, se diferenciando dos óculos utilizados no cinema 3D e dos brinquedos como o “View-Master”.

Ao utilizar esses óculos, a visão do jogador é completamente sobreposta por um visor 3D, fazendo com que a imagem gerada não permaneça estática em um único ponto, acompanhando sempre a movimentação do usuário.

Principais jogos de realidade virtual atual

Os jogos de realidade virtual já vêm sendo desenvolvidos há algum tempo e estão disponíveis tanto para os PCs, quanto para os consoles. Dentro os jogos de maiores sucesso para PC estão:

Keep Talking and Nobody Explodes

Você até consegue jogar o Keep Talking and Nobody Explodes sem um dispositivo de realidade virtual, porém ele não foi feito para isso e vai ser muito mais divertido se você tiver usando o acessório de Realidade Virtual (RV). O objetivo do jogador principal é desarmar a uma bomba que é colocada em sua frente. Já os outros jogadores não podem desativar a bomba, mas recebem as instruções de como desativar os dispositivos que podem aparecer nela.

Com o dispositivo de RV, o jogador precisa detalhar exatamente o que aparece na bomba para receber essas instruções e fazer o possível para desativá-la a tempo, por isso esse game é considerado bem desafiador e extremamente divertido.

Alien: Isolation

Se você é fã dos filmes de Alien, esse game é um excelente atrativo para você, já que se trata de um game de terror realmente assustador em dispositivos de realidade virtual. A atmosfera do jogo é extremamente tensa e você precisa cumprir sua missão, enquanto os Aliens que te caçam em sua própria nave (haja emoção!).

I Expect You to Die

Esse game simula aquelas situações passadas nos filmes do 007. Então, você pode estar preso em um carro cheio de armadilhas e precisa encontrar uma maneira de escapar. O desafio é resolver e se livrar de cada uma das armadilhas, para escapar e fugir com segurança. O mais legal é que os duelos vão se tornando cada vez mais complexos conforme o jogador passa de fases.

Euro Truck Simulator 2

O Euro Truck Simulator 2 é um dos games mais relaxantes para você aproveitar no PC. Nele, você é um caminhoneiro que pode trabalhar para outras empresas ou ainda abrir sua própria companhia de entregas.

Com um dispositivo de realidade virtual, o jogo é ainda mais imersivo quando você utiliza acessórios que simulam o volante de um caminhão, resultando em uma experiência ainda mais divertida.

Thumper

Esse é o tipo de jogo para quem é viciado em música. Inspirado em franquias como Guitar Hero e Rock Band, porém com uma proposta visual totalmente diferente do convencional. Nele, você controla um tipo de besouro metálico que passa por cenários, meios psicodélicos em alta velocidade.

Durante a jornada, você pode encontrar paredes em que pode deslizar e desviando dos obstáculos a sua frente. No jogo tudo é muito rápido, mas são exatamente essas combinações que geram os diversos tipos de músicas originais.

The Climb

The Climb possui um conceito muito simples, mas que funciona perfeitamente como um dos melhores jogos de realidade virtual para PC. Imagine que você está em uma montanha e precisa escalar até topo com segurança, é exatamente essa sensação que o jogo traz.

Você pode usar diversas rotas para atingir seu objetivo, cada uma delas tem vantagens e perigos diversos, por isso, todo cuidado é pouco. Além do que sempre há uma estratégia correta, o desafio é descobrir qual é.

Arizona Sunshine

É claro que não poderíamos deixar de fora um bom game de zumbis entre os tantos jogos de realidade virtual para PC, não é mesmo? Nesse jogo você está em um deserto e precisa chegar ao seu objetivo. Durante o percurso você encontrará diversos zumbis, espalhados pelo caminho, para te impedir. O mais interessante é que tem poucas balas em sua arma para passar por eles. E, você ainda tem a opção multiplayer, para jogar com seus amigos.

Se você prefere os consoles, separamos para você os melhores jogos de realidade virtual para Playstation VR. Confira abaixo:

Playstation VR Worlds

Esse game o levará a cinco experiências únicas e exclusivas, desde ficar perante um grande tubarão branco, rastejar por meio de fuselagens espaciais em decomposição, aventurar-se no meio do tráfego que se aproxima, e, até mesmo, sobreviver a um jogo futurista num sombrio thriller de gangsters londrinos.

UNTIL DAWN: Rush of Blood

Nesse jogo você precisará se armar para abrir caminho por entre hordas de inimigos e monstros que estão prontos para te atacar em todas as direções. Então, você precisará ter uma desenvoltura acima da média para esquivar-se de tudo que atiram em sua direção, numa montanha russa infernal. Você precisa passar por sete níveis de pura adrenalina para chegar ao topo das tabelas de classificação globais. São diversos caminhos à disposição, todos eles incrivelmente assustadores, tornando a viagem totalmente tensa e divertida.

Resident Evil 7 VR

Um clássico do mundo dos games, o sonho de jogar Residente Evil como se estivesse dentro do jogo chegou à realidade. Isso por que a franquia mais assustadora em jogos de zumbis, lançou o Residente Evil 7, também para o Playstation VR. O game imerge o jogador nesse assustador e tenso universo cheio de zumbis, prontos para te comer vivo! Cumprir essa missão, com certeza, não vai ser fácil.

Star Wars: Rogue One – X-WING FIGHTER VR

Exclusividade do Playstation VR, esse game é um sonho para todo fã de Star Wars, uma vez que traz o universo de Star Wars Battlefront. Ele coloca o jogador no lugar de um piloto rebelde, de um XWing em uma missão perigosa que está escoltando Jyn Erso, a protagonista do filme Star Wars Rogue One. Ou seja, você é uma peça importantíssima na missão para a Aliança rebelde.

Gostou dessa incrível lista?

Não perca tempo e experimente essa tecnologia na sua casa junto com os seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *