Upgrades: Saiba o que você pode fazer para deixar o seu computador mais rápido

Upgrades: Saiba o que você pode fazer para deixar o seu computador mais rápido

Deixar o computador mais rápido costuma ser o objetivo de diversos usuários, especialmente, para quem usa o computador para jogos.

A boa notícia é que é possível melhorar a performance do computador com algumas mudanças de hardware. Resolvendo, assim, pequenos travamentos e lentidão para iniciar o sistema ou executar programas.

Pensando nisso, separamos algumas mudanças que podem ser feitas no hardware do seu computador para deixá-lo mais rápido.

Dentre as opções estão a troca do processador e da placa de vídeo ou recorrer a um cooler a mais para ajudar no resfriamento. Você poderá escolher a que mais se adaptar ao seu bolso ou apostar em mais de uma solução.

Vamos lá?

1 – Memória Ram

Um computador com pouca quantidade de memória RAM vai ter um desempenho abaixo do esperado e dificuldade para abrir muitas aplicações ao mesmo tempo. Para que isso não aconteça, os sistemas operacionais modernos exigem uma quantidade mínima entre 2 GB e 4 GB, para trabalhos e tarefas mais simples, ou acima de 8 GB para jogos.

O investimento em memórias requer apenas a instalação de mais componentes, desde que a placa mãe tenha espaço disponível. Essa é uma forma de ganhar desempenho quase instantaneamente, sem ser preciso fazer nenhuma configuração extra.

Hoje, o padrão atual para as memórias RAM é o DDR4 e um módulo de 4 GB com clock de 2133 MHz.

2 – SSD

Uma maneira de acelerar consideravelmente o desempenho do seu computador é utilizar um SSD para instalar o sistema operacional. As unidades de estado sólido são uma alternativa aos tradicionais HDs e podem ser consideradas uma versão moderna do disco rígido. A tecnologia é baseada em memórias flash, que apresentam um ganho notável na velocidade, na inicialização do sistema e na abertura de programas ou arquivos.

3 – Processador

Substituir o processador por uma opção de mesmo socket pode ser uma maneira interessante de acelerar seu PC, considerando que esse componente é o núcleo do computador, responsável por processar todos os dados que chegam.

Vale ressaltar que, se você utiliza AMD, só poderá trocar o processador por outro da mesma marca e socket.

4 – Placa de vídeo ou VGA

Substituir a placa de vídeo pode ser uma opção quando o usuário percebe que o desempenho gráfico do seu PC está comprometido, principalmente em jogos. Esse hardware é responsável, juntamente com o processador, pela geração das imagens (quadros) e, por isso, é preciso escolher um modelo adequado ao desempenho da CPU.

5 – Cooler

Investir em um bom sistema de arrefecimento também pode trazer ganhos de desempenho. Quando o processador atinge temperaturas muito elevadas, automaticamente, o cooler reduz sua frequência (clock) para resfriar. Assim, um bom cooler pode ajudar a melhorar o desempenho do seu PC, sem gastar muito.

Quer dar um upgrade em seu computador?

Entre em nosso site, lá você encontra diversas opções de produtos de informática para atender suas necessidades.

Esperamos que tenha gostado do post de hoje!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *