Tecnologia na Infância: Entenda a importância!

Tecnologia na Infância: Entenda a importância!

A tecnologia está na vida das crianças, seja dentro ou fora da escola, portanto, não há como negar que ela exerce um papel fundamental na formação dos jovens estudantes.

Proibir todos os dispositivos tecnológicos não é uma alternativa possível, e muito menos a mais indicada. A tecnologia é uma ferramenta positiva, que traz inúmeras vantagens ao desenvolvimento das crianças e adolescentes, desde que usada da forma correta e com o direcionamento certo.

Para que isso aconteça, as crianças devem receber uma orientação adequada, ou seja, precisam desde cedo aprender a evitar os pontos negativos e a se desenvolver aproveitando todas as potencialidades do mundo tecnológico.

Sendo uma ferramenta tão presente na vida dos pequenos, o importante é explorar todo o potencial benéfico que o uso da tecnologia na infância pode trazer para a educação deles.

Quer saber quais são as principais vantagens da tecnologia na infância? Se a resposta é sim, vem com a gente!

Novas formas de aprendizado

Quer maneira mais divertida que aprender sobre diversos assuntos brincando? É exatamente isso que os jogos e brincadeiras virtuais proporcionam às crianças.

Normalmente, todos os jogos possuem regras, atalhos e maneiras que os pequenos devem aprender para ganhar o jogo.

Tudo isso contribui para o aprendizado, já que elas absorvem conhecimento sem nem mesmo perceber, de maneira leve e natural.

Estimula a concentração

Manter o interesse das crianças é muito difícil nessa fase de formação de valores e conceitos. E é aí que entra o poder da tecnologia.

Existem diversos vídeos e programas que despertam a habilidade de concentração das crianças, pois transmitem informação de forma dinâmica e interessante.

A habilidade de concentração é de extrema importância no aprendizado, com ou sem tecnologia, e desenvolvê-la cedo coloca a criança em vantagem no processo escolar.

Da mesma forma, o raciocínio lógico também é estimulado. Isso será importante não só na infância, mas também na vida adulta. O computador é pura lógica, e aprender o modo como ele opera, por exemplo, ajuda a criança a entender o funcionamento de suas próprias habilidades lógico-matemáticas.

Potencializa a habilidade de ensinar

A internet estimula as crianças não só a aprender, mas também a compartilhar os aprendizados com outras crianças, e até mesmo com pais e professores. Toda vez que uma criança descobre algo interessante e consegue passar com clareza esse aprendizado para frente, ela se sente mais útil e isso aumenta a sua confiança. O mundo da tecnologia potencializa, estimula e amplia a habilidade de ensinar!

Claro que para manter a segurança das crianças, os pais precisam estar sempre presentes a fim de monitorar as atividades para evitar transtornos. Portanto, permita aos pequenos soltarem a criatividade e exercitarem essa habilidade.

Desperta interesse por novos conhecimentos

Ao consumir conteúdo e interagir com ferramentas tecnológicas, a curiosidade natural da criança fará com que ela queira saber cada vez mais. Com o estímulo correto, pode-se aproveitar essa curiosidade para construir grandes aprendizados, basta que os pais se certifiquem de que a criança consuma aquilo que é adequado à sua idade.

No entanto, apesar de todas as facilidades que a tecnologia proporciona, é necessário que os pais estejam ainda mais presentes na vida dos pequenos. Por isso, eles devem participar ativamente das redes sociais e dos vínculos dos filhos na web.

Ou seja, as novas experiências que a tecnologia pode proporcionar são incríveis e incluem o desenvolvimento afetivo, social, psicológico e acadêmico das crianças. Por isso, não permita que essa ferramenta venha a se tornar um pesadelo para os seus filhos e, sim, evidencie sempre todos os benefícios que ela traz!

Esperamos que tenham gostado do post de hoje!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *