Saiba como reduzir o gasto de papel em sua empresa

Saiba como reduzir o gasto de papel em sua empresa

Não é de hoje que as empresas buscam meios de reduzir gastos desnecessários, e uma das ações mais rápidas e eficientes para conseguir isso, é evitar o desperdício de papel.

Dizendo assim, pode até parecer uma solução bem simples, mas muitas empresas encontram uma dificuldade imensa para conseguir realmente reduzir o consumo de papel.

Conseguir aplicar ações eficientes pode fazer com que a empresa consiga uma economia de até 40% com papéis.

Para te ajudar alcançar esse resultado, no blog de hoje vamos dar algumas dicas para cortar gastos desnecessários com papel. Quer saber como? Vem com a gente!

Conscientize seus funcionários

Falando com sinceridade, um dos principais fatores que causam o alto desperdício de papel dentro das empresas, é que os funcionários não dão a mínima importância para o assunto, e muitas vezes chegam a imprimir documentos pessoais sem necessidade alguma.

Uma forma de acabar com isso de forma eficiente, é criar campanhas envolventes com metas, recompensas e resultados transparentes.

É importante estimular seus funcionários a reduzirem o consumo de papel, mesmo que precise recompensá-los pelos resultados atingidos.

Configure as impressoras para um modo de economia de papel

Uma outra alternativa muito eficiente é alterar as configurações das impressoras usadas!

Ao configurar as impressoras para imprimir obrigatoriamente frente e verso, em preto e branco, você conseguirá economizar uma grande quantidade de papel.

Você pode ainda pedir para que funcionários realizarem a autenticação manual nas impressoras antes de retirar as impressões, evitando que documentos sejam perdidos ou esquecidos nas bandejas das impressoras.

Além disso, existem softwares de bilhetagem de impressão que contabilizam todos os documentos impressos e criam relatórios com os dados completos, mostrando quem, o que e quando os documentos foram impressos.

Utilize tecnologia para evitar impressões desnecessárias

É muito comum que as pessoas imprimam relatórios e outros documentos para participar de reuniões, por exemplo, e essa é uma pratica que desperdiça MUITO papel.

Sendo assim, incentive os funcionários a não imprimirem documentos que serão lidos e descartados em breve.

Peça para que utilizem métodos digitais ao invés de imprimirem documentos que seriam descartados rapidamente, utilizando serviços na nuvem para armazenar e compartilhar documentos, e fazer uso de notebooks, tablets e até smartphones para fazer a leitura desses documentos durante as reuniões.

Dê novas utilidades para papéis que seriam descartados

Muito mais do que reduzir gastos da empresa, a diminuição na quantidade de papel utilizado ajuda o meio ambiente. Portanto, antes de descartar os papéis, pense em uma outra forma de reutilizá-los

Uma solução que pode ajudar, é transformar impressões descartáveis em blocos de anotações ou rascunhos.

Lembre-se: Reciclar salva a natureza!

Com essas dicas, além de economizar, você irá tornar sua empresa mais responsável ecologicamente. Faça a diferença!

Esperamos que tenham gostado do post de hoje!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *