Monitor ideal: dicas para escolher a melhor tela

Monitor ideal: dicas para escolher a melhor tela

O usuário precisa ter um conjunto completo de equipamentos para ter o melhor desempenho em sua navegação. E a tela não deveria estar fora dessa lista. Existem tipos mais adequados para tarefas diárias e outras que podem ser melhor aproveitadas em jogos, e até por profissionais do design que necessitam de uma resolução de cor mais fiel.

Fora isso, existem especificações, tamanhos e modelos que precisam ser levados em conta. As opções são inúmeras, tornando essa tarefa um pouco mais complicada do que parece. E para facilitar sua vida, trouxemos algumas dicas do que levar em consideração e acertar em cheio na hora de comprar um display. Confira:

Tamanho adequado

A escolha do tamanho vai depender de três aspectos principais: o que você prefere, o espaço que você tem disponível e o quanto está disposto a desembolsar. Os tamanhos dos monitores variam entre de 14 a 49 polegadas.

Se você gosta de telas maiores, procure saber se o local onde será instalado poderá comportar com tranquilidade um monitor grande. Os tamanhos maiores também costuma ser mais caros. Veja quanto você tem no se orçamento e meça sua mesa para quando for comprar já estar preparado.

Tipo de painel

Existem três tipos principais de painéis para escolher, cada um deles apresenta características diferentes do outro e, no momento de optar por um, você deve levar em consideração sua necessidade.

  • TN ou Twisted Nematic é o mais comum que existe e é o mais utilizado como monitor. É mais simples e com maior custo-benefício. Sua principal vantagem é o seu baixo tempo de resposta. Mas a sua qualidade de cor não é suficiente se é isso que você estiver buscando. Seu contraste é razoável, dificultando a distinção entre tons claros e escuros. E há uma distorção do conteúdo em ângulos extremos, fica difícil ver algo com a tela a mais de 160 graus.
  • VA ou Vertical Alignment possuem a capacidade de reproduzir cores vivas e os mais altos níveis de contraste, resultando em imagens excelentes em reprodução de vídeos. Os ângulos de visão são superiores aos TN e não costumam apresentar distorção quanto ao posicionamento da tela. Mas seu tempo de resposta é mais elevado.
  • IPS ou In-Plane Switching conta com alta fidelidade na reprodução de cores. As telas possuem as melhores regulagens de contraste, mas a reprodução de níveis de preto deixa um pouco a desejar. A principal vantagem desses monitores está na possibilidade de visualizar conteúdos com ângulos extremos. E seu tempo de resposta é superior aos painéis VA e inferior aos TN.

Tempo de resposta

O tempo de resposta é quanto um monitor demora para reproduzir uma imagem. Se for demorado, pode prejudicar seu uso do computador. Ele é medido a partir dos milissegundos que um pixel “totalmente preto” leva para atingir o “branco mais puro” e voltar a ser preto. Quanto menor for esse número, melhor. A preferência é que seja abaixo dos 2ms.

Resolução

A resolução é uma das características mais importantes de um monitor. Quanto maior a resolução, melhor a qualidade e a definição. Em muitos casos, a resolução está atrelada ao tamanho do monitor, no entanto, alguns modelos fogem a essa regra, por exemplo, há monitores de 24 polegadas com resolução Full HD.

Opte por uma resolução que vá atender suas necessidades, as telas full HD são as mais indicadas por garantem mais fidelidade e qualidade na reprodução de imagens.

Proporção

As telas em formato widescreen ganharam seu espaço e, normalmente, atende às necessidades de quase todos os usuários. Existem um padrão mais comum e que possibilita uma resolução de 1920×1080 pixels, Full HD, que é o 16:9 e não distorce o conteúdo. Outras proporções comuns são as de 16:10, que tem uma imagem mais quadrada, e os 5:4 e 4:3. E uma novidade para quem joga títulos mais recentes e assiste filmes pelo PC, é um monitor mais larga, com uma proporção de 21:9, também conhecida como ultra wide.

Essas são as principais características a se levar em consideração para escolher a melhor tela, tanto no dia a dia quanto para uso profissional ou gamer. Fora isso, ainda tem o contraste, que deve-se optar sempre pelo equipamento que apresenta uma taxa maior, o brilho e a quantidade de conexões que ele deve ter.

Dispenda de bastante atenção para analisar com cuidado todas essas especificações e assim garantir o melhor monitor para você e que atenda sua necessidade. Dessa forma, você terá um equipamento impecável e que melhorará toda sua experiência!

Na Syma você encontra diversos produtos de informática que atendem sua necessidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *