Gestão de inovação: Saiba como isso pode transformar sua empresa!

Gestão de inovação: Saiba como isso pode transformar sua empresa!

Com tecnologias cada vez mais avançadas e uma situação econômica bastante instável, para se manter no mercado, é essencial que as empresas se reinventem e tenham a capacidade de utilizar a criatividade para se adequar às novidades.

De forma mais simplificada, a gestão de inovação consiste na estruturação de um processo concreto de inovação, de modo a estabelecer meios e métodos que gerem valor para a empresa.

Em outras palavras, um setor voltado para gestão de inovação dentro das empresas é responsável por sistematizar o processo, determinando quantas etapas e qual será a rotina, quais são os recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos necessários para que a ideia possa ser concretizada.

A necessidade da implementação desse setor se dá porque, na maioria das empresas, pode até ser que surjam ideias incríveis e que possam realmente gerar valor para o negócio e para os clientes, no entanto, isso não sai do papel.

 

Mas como isso pode, de fato, ajudar sua empresa?

Ajuda na valorização da marca

O fato de estar sempre em busca de novas tecnologias, processos, produtos e modelos de negócio, mostra que ao mercado que a empresa está realmente buscando formas de oferecer coisas cada vez melhores, o que contribuiu muito para a continuidade e sustentabilidade da organização.

 

Ganho de vantagem competitiva e, consequentemente, aumento da lucratividade

Não é de hoje que, no mundo empresarial, é o mercado que dita as regras.

Atualmente, em um cenário de extrema competitividade, uma empresa que não se esforça para trazer inovações e novas formas de serviço para o mercado pode acabar tendo grandes prejuízos. Afinal, os hábitos e costumes dos consumidores estão constantemente se modificando, e para se manter atraente, é necessário que a empresa também se adapte a essas modificações.

Sendo assim, a inovação traz grandes diferenciais para os produtos e serviços da empresa, gerando vantagem competitiva em relação a concorrência.

Além disso, em função desse diferencial, é comum que o consumidor se disponha a pagar mais por produtos e serviços que geram maior valor, o que, consequentemente, tem um grande impacto na lucratividade.

 

Expansão para novos mercados

Ao explorar carências e deficiências de produtos, serviços, tecnologias, processos e modelos de negócio, os setores de inovação tendem a desenvolver soluções mais viáveis, o que possibilita a abertura de novos mercados ou, até mesmo, a descoberta de um nicho que ainda não havia sido explorado.

 

Processos estrategicamente alinhados e mais eficientes

Por mais que a inovação por si própria já seja uma estratégia, ela depende de processos para se sustentar e desenvolver. E é por isso que a implantação de um setor de gestão de inovação proporciona a organização dos processos internos, fazendo com que as ideias saiam do papel e alcancem resultados consistentes em relação aos objetivos estratégicos do negócio.

No geral, para se manter ativo e atraente para os consumidores, a implantação de um setor de gestão de inovação é fundamental.

 

Esperamos que tenham gostado do post de hoje!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *