Ergonomia – Qual é a Postura correta na hora de utilizar o teu pc?

Muito se fala em saúde nos dias de hoje: alimentação, exercícios físicos, caminhadas, etc. Mas não ouvimos falar tanto em Ergonomia. E afinal, o que significa esta palavra tão diferente?

É possível que muita gente pense que ergonomia tem haver somente com postura correta, porém, quando pensamos em ações ergonômicas, estamos falando em melhoras na produtividade, eficiência, saúde e segurança do trabalho.

E quando falamos em passar horas na frente do computador, tanto trabalhando ou jogando, sabemos que é comum ouvirmos reclamações das pessoas de dores nas costas, lombar, braços, mãos, dores de cabeça e problemas de vista, etc. A partir destas reclamações que muitas vezes podem parecer simples problemas, é possível desenvolver doenças crônicas, como a L.E.R (Lesão do Esforço Repetitivo) ou enxaquecas constantes, causando consequências mais sérias.

O que é Ergonomia?

Trata-se de uma disciplina aplicada a diversos setores do corpo humano. Considerando a coluna e o coração, por exemplo, estas são partes do corpo que exigem muito esforço até mesmo quando você fica sentado, uma vez que o ato de ficar sentado exige que você fique em uma postura correta para não afetar a sua coluna, causando um processo degenerativo lento de desgaste e irreversível. Pode também, ocasionar uma sobrecarga no coração que, por incrível que pareça, também ocorre devido a uma postura incorreta. Isto acontece, pois a falta de postura correta dificulta a circulação do sangue. Para corrigir isso, o nosso coração passa a bater mais forte para equilibrar essa dificuldade.

Aí que entram as intervenções ergonômicas, isto é, são medidas que devem ser adotadas no dia a dia, para evitar e corrigir problemas que podem ser agravados nas pessoas que ficam na maior parte do dia em frente ao PC. Mas afinal, quais seriam estas ações?

Atitudes Corretas na Hora de Usar o PC

Equipamentos utilizados no teu escritório

Quando falamos em local de trabalho, devemos considerar os principais utensílios para execução do trabalho, ou seja, sua cadeira, mesa e computador. Estes são os principais itens utilizados para execução da função e saber posicioná-los é extremamente importante.

A cadeira, por exemplo, além de ser confortável deve estar em uma posição que mantenha sua coluna ereta, ou seja, você não pode estar curvado para frente nem muito deitado na cadeira. Uma dica boa é que você utilize uma cadeira que tenha um apoio para a lombar, que você possa recostar confortavelmente nela, caso sua cadeira não tenha este reforço para o lombar, é possível improvisar com uma almofada ou um cobertor enrolado na altura da lombar.

A mesa também deve ser do tamanho correto para sua estatura. Ela deve estar mais ou menos alinhada na metade da sua barriga, de forma que os seus cotovelos fiquem confortavelmente no mesmo nível do teclado.

Já com relação ao PC, existe um padrão que pode ser seguido: A altura ideal do monitor deve estar alinhada com os olhos, casa você seja uma pessoa considerada mais alta que as demais, o correto é usar algum suporte, de modo que seja possível aumentar a altura da tela do PC.

O teclado e o mouse devem estar mais próximos de você na sua frente, mantendo os cotovelos em ângulo de 90°, enquanto os punhos permaneçam retos. É importante também utilizar o apoio do teclado (de modo que ele fique levemente erguido para cima) e o mouse pad com a “almofada” para o punho, o que fará o mesmo permanecer estável, evitando uma fadiga maior na mão que manuseia o mouse.

A posição das pernas é também muito importante para uma postura correta, uma vez que quando passamos muito tempo sentados, estamos comprometendo a circulação sanguínea. Por isso, as pernas não devem estar muito dobradas. O ideal é tentar manter as pernas levemente estendidas, que será melhor quando fazemos uso de um apoio especifico para os pés e pernas para melhora da circulação. Evitar sentar sobre a perna também auxilia a manter o fluxo sanguíneo adequadamente.

Ginástica Laboral

Caso você ainda não tenha falado nesta modalidade de ginástica, é nada mais do que a ginástica no local de trabalho. Esta modalidade tem sido adotada por grandes empresas nos últimos anos, pois ajuda a manter os funcionários mais saudáveis, principalmente aqueles que trabalham a maior parte do tempo sentados.

A ginástica laboral funciona da seguinte forma: um profissional qualificado na área da educação física vai até a empresa, em um horário combinado com a diretoria, para realizar pequenas atividades físicas e alongamentos com os colaboradores cerca de 20 minutos por dia. Nenhum funcionário é obrigado a participar, contudo, é interessante que todos participem, pois auxilia muito a manter uma postura corporal correta e o fluxo sanguíneo  funcionando corretamente.

Empresas que investem nesta modalidade costumam ser muito elogiadas, visto que demonstram preocupação com os seus colaboradores, além de incentivar os mesmos a praticarem atividades físicas e cuidarem de sua saúde.

Se você gostou desse post e quer obter melhor postura ao utilizar um pc, na Syma você encontra diversas opções de acessórios de informática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *