Conheça as diferenças entre placa de vídeo integrada e dedicada

Conheça as diferenças entre placa de vídeo integrada e dedicada

Quando falamos em montar um computador, temos que levar em consideração as tarefas que serão efetuadas pelo usuário, pois dependendo da atividade que será realizada, a configuração de hardware da máquina deve ser totalmente personalizada.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas informações sobre as diferenças entre placas de vídeo integradas (onboard) e dedicadas (offboard), para te auxiliar a comprar o produto ideal e mais eficiente para o seu estilo de uso.

Conheça as diferenças entre placa de vídeo integrada e dedicada

Placa de vídeo integrada

Possuindo esse nome por serem placas integradas à CPU da máquina, os gráficos oferecidos por essas não deixam a desejar, dependendo da atividade.

São uma ótima opção para o dia a dia, sendo capazes de alimentar monitores com até 4K de resolução e mais de um display externo full HD sem exigir muito do computador.

Grande parte dos notebooks modernos são equipados com tais placas, já que elas conseguem executar programas do pacote office (Word, Excel, Powerpoint, etc) com facilidade, navegar na internet e até reproduzir vídeos em 4K do Youtube.

Outra grande vantagem das onboards é seu baixo custo e peso, permitindo a fabricação de maquinas menores, mais portáteis e com um preço acessível.

Atenção: esse tipo de placa não é recomendada para jogos mais pesados!

 

Conheça as diferenças entre placa de vídeo integrada e dedicada

Placa de vídeo dedicada

Possuindo esse nome por serem placas autônomas, que possuem sua própria memória de vídeo, não dependendo da memória RAM disponível no computador, esse tipo de componente é uma ótima opção para gamers ou designers profissionais.

Seu processamento gráfico gera uma quantidade de calor considerável, exigindo mais energia da máquina.

Sendo assim, para evitar que ocorram danos nos outros componentes do aparelho, é recomendado que as placas dedicadas tenham seu próprio sistema de resfriamento, aumentando o tamanho da peça e consequentemente seu custo.

Esse tipo de placa é perfeita para quem procura ter uma melhor experiência visual, seja para jogos ou produzindo projetos gráficos.

Mas recomendamos que você faça uma boa pesquisa antes de adquirir a sua placa offboard, já que o mercado está em constante upgrade, seu produto pode ficar obsoleto em poucos anos.

 

Conheça as diferenças entre placa de vídeo integrada e dedicada


Uma curiosidade interessante
, é que também existem placas alternáveis, que trazem a opção de funcionar como uma placa alternada ou dedicada dependendo da tarefa que você irá realizar.

Para atividades simples, como utilizar o Chrome, troca-se o modo da placa para onboard, preservando a bateria e a integridade da máquina.  E para atividades que exigem gráficos de alta definição, como jogos mais pesados, é utilizada a placa em seu modo offboard para melhorar o desempenho geral.

 

Esse foi o post de hoje, agora você sabe um pouco mais sobre a importância de se escolher a peça correta para montar o seu “monstrinho”!

Esperamos que tenham gostado do post de hoje!

Até a próxima!

 

Por Marcos Antonio Filgueiras Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *