Como escolher o servidor ideal para minha empresa?

Como escolher o servidor ideal para minha empresa?

No nosso post de hoje, vamos falar sobre a melhor forma de escolher o servidor para empresa de pequeno porteEsperamos que desfrutem deste conteúdo!

O que é um servidor para empresa?

Quando pensamos em servidores a primeira lembrança que vem em mente é de enormes caixas pretas empilhadas em enormes salas nas empresas de grande porte como Google, Facebook, Microsoft entre outras grandes do mercado. Entretanto, a realidade é bem diferente e mesmo nas pequenas empresas podem ter seu próprio servidor.

Os avanços tecnológicos nos últimos anos mudaram a forma que as empresas de todos os tamanhos usufruem de computadores e servidores para alavancar seu negócio, levando em consideração que no passado centralizar informações e dados custava um valor elevado, hoje pode adquirir os mesmos por metade do preço de antigamente e com alto desempenho.

Abaixo segue algumas noções básicas para lhe ajudar a escolher o melhor servidor para sua empresa e alavancar seu negócio.

Um servidor pequeno é muito parecido com um computador desktop que utilizamos diariamente, porém desenvolvido para executar tarefas diferentes, ao contrário de um PC desktop que você utiliza para enviar e-mail, navegar na internet entre outras atividades, o servidor é utilizado por várias pessoas simultaneamente onde utilizam softwares de gerenciamento compartilhados, grandes bases de dados entre outras informações. O servidor funciona como um repositório central para todas essas informações, tornando mais fácil o acesso a seus usuários.

Benefícios de um servidor para empresas

A principal vantagem de ter seu próprio servidor é a segurança, podendo criar usuários específicos para acessar determinada informação, assim como criar usuários para um determinado departamento ou grupo de pessoas, efetuando o gerenciamento de permissão para cada tipo de usuário.

Outro benefício são as informações estarem todas centralizadas em um único local, assim facilitando o acesso a mesmo como facilitando a realização de backups com maior confiança.

Quais os tipos de servidor?

Os tipos de servidores mais conhecidos no mercado são:

  • Servidores Tower / Torre:

    Possui um formato vertical e ocupam basicamente o mesmo espaço de um computador Desktop, esses servidores são muito flexíveis e silenciosos, ideal para empresas que não necessita de uma solução robusta e possuem pouco espaço físico para armazenar o mesmo.

  • Servidores Rack:

    Esses servidores possuem formato horizontal e são compactos, porém exige um custo mais elevado para efetuar suas manutenções, manutenção como por exemplo nos coolers já que os servidores são compactos. Esse tipo de servidor e ideal para empresas que necessitam de uma quantidade grande de armazenamento interno com flexibilidade.

  • Servidores Blade:

    Indicado para empresas com alto número de funcionários que necessitam de grande capacidade de processamento e armazenamento interno, esses servidores oferecem otimização de espaço físico e recursos, podendo rodar aplicações pesadas que necessita de um alto grau de processamento, como esses servidores são desenvolvidos em formato de módulos, possibilita uma expansão pratica e flexível de seus recursos como memoria, armazenamento e processamento.

Confira nosso post onde falamos sobre:Itens que não podem faltar no seu PC gamer!

Onde comprar servidor adequado para minha empresa?

Com tantas opções no mercado e diferentes modelos e marcas que podemos comprar, é fundamental certificar-se para escolher uma marca que tem um histórico confiável na escolha de seu servidor, tanto para empresa de grandes ou pequeno porte, além de verificar a quantidade de usuários que iram ter acesso, tipos de aplicações e serviços que será utilizado no servidor.

Ficaram esclarecidos os benefícios de apostar em um servidor, independentemente de a sua empresa ser de grande ou pequeno porte? Opte pelo modelo que mais se adequa às necessidades do seu negócio e que se mostre capaz de atendê-las com eficiência. Afinal, o objetivo dele é exatamente promover segurança e melhoria na execução das atividades.

Aqui na Syma Informática você pode comprar o melhor servidor para tua empresa. Consulte-nos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *