Se você tem uma rede na sua empresa ou está pensando em montar uma, você provavelmente já deve ter se deparado com o termo Switch. Mas, não fique preocupado se você não sabe o que é ou o porque precisa de um. Isso é uma dúvida normal.
Então, para você entender um pouco mais do que se trata e o para que serve, nós vamos explicar de uma forma simplificada o que é um switch.
O que é um switch?
O switch é uma aparelho que irá conectar todos os computadores da sua rede, de forma que eles possam trocar dados entre si. O switch recebe os dados do computador de origem e redireciona para o computador de destino, seja ele um servidor ou um desktop normal, de um outro colaborador que está conectado na mesma rede.
Os switches vão garantir estabilidade e um tráfego bacana entre as máquinas da sua rede.
Hub e switch são peças diferentes?
Sim, apesar da aparência similar entre as peças. O switch e o hub têm desenhos muito parecidos, por conta das portas de entrada dos aparelhos, que é onde você conecta os seus terminais. Entretanto, as peças exercem uma função diferente dentro das redes LAN.
O hub é um transmissor de dados, que espelha todas as informações vindas de uma máquina para o restante das máquinas da rede que estão ligadas a ele, sem nenhuma distinção. Por isso, só é possível enviar dados de uma máquina por vez, e esses dados serão levados até todas as máquinas da rede.
Já o Switch é mais “inteligente”. O switch é uma central que distribui os dados somente aos destinatários ao invés de espelhar para toda a rede. Ele possibilita uma troca de dados direta entre duas máquinas específicas. Sendo assim, todas as máquinas podem enviar e receber informações ao tempo todo.