Fones de ouvido: Dicas essenciais para mantê-los conservados

Fones de ouvido: Dicas essenciais para mantê-los conservados

Estragar os fones de ouvido é algo que pode acontecer com todo mundo e, na maioria das vezes, não é culpa da qualidade do fone, como muitos pensam, mas sim da falta de cuidados por parte do usuário.

Se você quer continuar ouvindo suas músicas preferidas com um som de qualidade e fazer seus fones durarem por muito mais tempo, se liga nas dicas que trouxemos para você!

Tenha cuidado com o cabo

Um dos principais fatores que fazem com que os fones acabem estragando é a falta de cuidado com o fio.

Para manter seus fones funcionando perfeitamente, nunca enrole o fio em volta do dispositivo ou o armazene com o fio torcido, pois isso pode enfraquecer os fios internos.

Uma ótima opção é fazer uso de um “roadie wrap” para manter o fio sempre organizado. Esse item serve como uma abraçadeira e é utilizado para fazer com que o cabo fique enrolado da forma correta.

Além disso, desconectar o fone puxando pelo fio também pode fazer com que o dispositivo pare de funcionar, sendo assim, segure na parte rígida do cabo e remova com cuidado. Também é preciso tomar cuidado ao utilizar seu fone em ambientes públicos, já que possível que alguém acabe esbarrando em você e puxando o fio.

Limpe regularmente

Desenvolver o habito de limpar os fones com certa regularidade é essencial para manter uma boa qualidade de áudio.

No caso dos fones intra auriculares, você pode realizar a limpeza utilizando água, uma flanela, uma leiteira, um pote de plástico, um sabão de coco ou em barra e um papel toalha.

Comece aquecendo a água na leiteira até que ela fique morna, depois despeje a água no recipiente plástico e mexa o sabão na água por 3 ou 4 minutos, lembrando que o sabão não deve ficar dentro do pote com água.

Retire as ponteiras de silicone do fone e deixe de molho na água com sabão por aproximadamente 5 minutos, depois disso, retire e enxágue com água morna sem sabão, seque com a flanela ou deixe secando em cima do papel toalha.

Feito isso, umedeça a ponta da flanela e passe no corpo do fone, depois passe a parte seca para tirar o excesso de água.

Para evitar o excesso de cera na parte onde o som sai, é interessante fazer uso de uma ferramenta chamada “hearing aid cleaning tool”, que normalmente vem na case de alguns fones ou pode ser encontrada facilmente em lojas ou clínicas de aparelhos auditivos.

Armazene corretamente

Uma das formas mais eficazes de proteger os fones de possíveis danos é guarda-lo sempre em uma case. Não precisa necessariamente ser uma case feita especialmente para fones, você também pode utilizar uma caixinha de óculos, por exemplo, a ideia é apenas manter o fone protegido.

Se estiver utilizando ele na rua e precisar guardar, evite utilizar o bolso de traz da calça, porque você pode acabar sentando em cima e estragar o fone. Caso precise guardar na mochila, reserve um bolso apenas para o fone, evitando contato com outros objetos.

Opte por modelos de qualidade

Um dos fatores que podem fazer toda a diferença na vida útil do fone é optar por modelos de qualidade. Comprar um fone de qualidade inferior pode sair barato em primeiro momento, mas é bem possível que ele não dure tanto quando um fone original, aí o barato pode acabar saindo caro.

Uma ótima alternativa é utilizar os fones que já vem com o celular, mas se não for possível, escolha um modelo de uma marca confiável e que você conheça a procedência.

Com esses cuidados, seus fones irão durar por muito mais tempo!

Esperamos que tenham gostado do post de hoje!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *