Como escolher um bom monitor gamer?

Como escolher um bom monitor gamer?

Se você é um gamer assíduo e passa horas na frente do PC, com certeza precisa de um monitor específico para games. As especificações do monitor modificam bastante a experiência de quem está jogando e fazem diferença tanto para quem joga por diversão quanto para quem joga profissionalmente.

Por isso, trouxemos dicas para que você escolha um bom monitor gamer para aproveitar o melhor do seu jogo. Confira!

LED ou LCD? Qual é melhor?

Com certeza, você já ouviu falar em monitores de LED e de LCD, mas você sabe realmente quais as diferenças entre eles? Vamos entender melhor:

O monitor de LED

Ele possui um backlight que funciona de forma constante. Isso significa que a luz capaz de gerar a imagem no monitor é mais forte e não sofre oscilações.

Essa tecnologia funciona através de pequenos LEDs de cores primárias, que fazem com que a qualidade da imagem seja melhor, ou seja, resulta em uma imagem mais pura e nítida – com um melhor contraste e brilho, ainda que o ambiente não esteja iluminado.

Vantagens do monitor LED

  • Mantém o brilho uniforme, permitindo uma regulagem de luz mais precisa.
  • As cores são nítidas e vibrantes por conta do cristal líquido que filtra melhor luz dos LEDs, melhorando muito a definição da imagem.
  • As imagens não se modificam, pois não sofrem com alterações de brilho ou cor em uma transição de cenas, ou seja, as imagens são transmitidas de forma constante.
  • São mais finos e mais leves
  • São mais econômicos, chegando a economizar até 40% de energia a mais se comparado aos LCD.
  • São mais sustentáveis, por não terem mercúrio em suas composições.
  • Ideias para jogos realistas de mundo aberto, por terem muito mais capacidade de processar os gráficos modernos dos lançamentos do mundo dos games atual.

Como desvantagem em relação ao LCD é que eles custam um pouco mais.

O monitor de LCD

Já os monitores de LCD são formados por um cristal líquido e são iluminados pela lâmpada CCFL (fluorescente), que emite uma luz branca. Essa tecnologia emite uma imagem translúcida e é dividida em modelos de células que correspondem às cores verde, azul e vermelha.

As principais vantagens do monitor de LCD:

  • Perfeito para ser utilizados em salas iluminadas pela sua imagem ser um pouco mais opaca, já que a tela de LCD emite menos luz, diminuindo assim, o efeito da iluminação sobre os olhos.
  • É melhor para imagens estáticas.
  • Mais barata, o seu preço é inferior ao de monitor LED.

É melhor para jogos com gráficos mais simples e estáticos ou para games retrôs que emulam os clássicos.

Como principal desvantagem, embora ainda ofereça uma ótima imagem, não alcançam o brilho e o contraste de cores da LED. Geralmente são mais espessos por terem lâmpadas CCFL, que são maiores que as lâmpadas de LEDs.

Então, o ideal é que você consiga escolher um monitor que seja ideal para as suas necessidades. Para quem gosta de aproveitar o melhor do seus games, investir em um monitor de uma qualidade superior pode ser uma opção que te trará uma sensação muito mais satisfatória quando você estiver jogando. Ou seja, gastar um pouco mais em um bom monitor, pode compensar bastante depois.

Resolução: Qual a mais indicada?

Essa questão é bastante relativa, porque a resolução depende muito do tamanho do seu monitor. Se você optar por um monitor de 15 polegadas, a resolução mais indicada é a 1024 x 768. Se você utilizar um monitor que varie entre 17 a 19 polegadas, o mais indicado é usar 1280 x 1024. Agora se o seu monitor for maior que 20 polegadas, o ideal é utilizar 1600 x 1200.

O importante é entender que quanto maiores forem as resoluções, mais os itens se apresentarão em maior definição e ficarão menores, para liberar mais espaço para outros itens. Já em resoluções mais baixas, os itens tendem a ficarem maiores, mas cabem menos na tela.

Geralmente, os monitores de LCD aceitam melhor resoluções mais altas. Mas, isso varia também de acordo com tamanho e da capacidade do monitor, como também tipo de placa de vídeo do seu computador.

Mas, afinal o que significa Full HD?

É a sigla para Full High Definition, que traduzido significa Alta Definição Máxima. É uma característica dos monitores que suportam 1920 pixels na horizontal por 1080 linhas de resolução vertical, ou seja, a configuração de resolução de 1920 x 1080. Esta configuração nos traz a melhor definição da imagem com mais nitidez e clareza.  Neste sentido, com certeza, a resolução em full HD também influencia muito na hora de jogar os seu games, pois traz a melhor imagem para que desfrute de uma riqueza de detalhes que não são percebidos por outras resoluções.

Tempo de resposta

Outro fator que também podem influenciar bastante o seu desempenho na hora de jogar é o tempo de resposta do monitor.

O tempo de resposta de um monitor se traduz no intervalo necessário para um pixel ativo ficar inativo e voltar a ser ativado novamente. Explicando melhor, esse termo se refere a velocidade que a luz passa pelo monitor.

Essa velocidade é medida em milissegundos e, apesar de parecer que não, isso ainda influencia na hora que você estiver assistindo um vídeo ou jogando no PC.

Hoje em dia, as empresas fabricantes de monitores já estão bastante avançadas e esse tempo de resposta está cada vez mais rápido. Então se você está utilizando um monitor muito antigo, talvez seja a hora de você troca-lo por um mais novo e maior. Logicamente, o tempo de resposta influencia bastante enquanto você estiver jogando, já que os comandos devem refletir imediatamente no jogo. É muito ruim quando estamos jogando e o monitor não acompanha os seus comandos, por isso, pensar também nesta questão é muito válido.

E então, você está precisando de um monitor melhor e com a resolução adequada para você jogar os melhores games da atualidade? Visite a nossa loja e escolha o que mais atende as suas necessidades.

Na Syma você encontra diversos produtos de informática para atender suas necessidades! Confira nossa linha de produtos gamers.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *