Como escolher a webcam ideal para mim?

Como escolher a webcam ideal para mim?

 

Nos últimos meses o método de trabalho em home office ou estudo à distância se tornou muito comum no Brasil e cada vez mais pessoas têm buscado formas de melhorar a sua comunicação on-line. Por essa razão, a busca pela webcam ideal tem crescido muito.

Mas o que é uma webcam? Webcam é uma câmera desenvolvida para realizar transmissões de vídeo e áudio em tempo real, ela pode ser usada para participar de reuniões e aulas, jogos que exigem transmissão de imagem, fazer lives em redes sociais, conversar com amigos e familiares por chamadas de vídeo e até mesmo para tirar fotos.

Como escolher a webcam ideal para mim?

Existem diversos modelos de webcam com diferentes características no mercado, então provavelmente você está se perguntando: como que eu escolho a webcam certa para mim?

Preparamos esse artigo para explicar as principais características de uma webcam. Conhecendo esses pontos você conseguirá escolher a webcam certa que vai atender a sua necessidade.

  • Tipo de conexão

Atualmente quase todos os modelos de webcam já vem com conexão USB e tecnologia plug and play, com essa tecnologia você não precisa instalar nenhum drive ou software em seu computador. É só conectar a webcam em uma das entradas USB e ela já estará pronta para gravar.

  • Compatibilidade com o sistema

Antes de comprar uma webcam é muito importante verificar a compatibilidade dela com o sistema operacional do seu computador. Boa parte das webcams são compatíveis com os sistemas Windows, MacOS e Android.

  • Velocidade de captura da imagem

A velocidade de captura da imagem de uma webcam é medida taxa de quadros por segundos (ou FPS – Frames per Second). Isso significa a quantidade de quadros/fotos que a webcam tira por segundo, sendo assim quanto maior a quantidade de quadros melhor a qualidade do vídeo.

O mínimo recomendado para uma webcam é 15 quadros por segundo ou FPS. O ideal é comprar uma webcam com 30 FPS.

  • Resolução

A resolução indica a quantidade de pixels que terá a imagem da webcam. Dessa forma, quanto maior a quantidade pixel maior será a resolução e nitidez da imagem. A resolução ideal para um vídeo de qualidade padrão gira em torno de 720p ou mais.

  • Tipo de foco: autofoco, manual ou fixo?

A webcam pode ter três tipos diferentes de foco. Com a focagem automática (ou autofoco) a sua imagem fica sempre nítida pois a própria webcam irá ajustar a foco de acordo com o movimento. Já com o foco manual é necessário que o usuário faça o ajuste do foco e por isso requer um pouco mais de conhecimento. Por fim, o foco fixo funciona com um intervalo focal, ou seja, há um limite de distância que a pessoa pode ficar longe da webcam para ter a imagem nítida.

  • Material utilizado na lente

O material utilizado nas lentes das webcams gera diferença na imagem, normalmente as lentes são feitas de vidro ou plástico. O vidro é um material com mais qualidade e por isso capta uma imagem melhor, além disso ele é mais resistente contra riscos. Sendo assim, para ter uma imagem com melhor qualidade é preferível comprar uma webcam que tenha lente de vidro.

  • Outras funcionalidades

As webcams também podem possuir outras funcionalidades, como: microfone, luz noturna, LED embutido para gravações em ambientes escuros. É importante analisar todas as funcionalidades da webcam para entender se elas irão atender a sua necessidade.

 

E aí? Gostou do conteúdo desse artigo?
Então acompanhe o nosso blog para receber mais dicas como essa.

 

Por Amanda Denipoti

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *