A importância da automação comercial para o seu negócio

A importância da automação comercial para o seu negócio

Com o mercado se modernizando a cada dia, os estabelecimentos comerciais devem ter a consciência da importância da automação do seu negócio. Hoje em dia é praticamente inaceitável um estabelecimento não aceitar cartões de débito ou crédito, por exemplo, uma vez cada vez menos pessoas têm coragem ou mesmo o hábito de andar com dinheiro na carteira ou no bolso. Isto significa que a empresa que não se adequar a esta realidade, pode estar atestando que virá a falir em breve.

Porém, a automação comercial não está somente focada em atender melhor o cliente. Isto é apenas mais uma consequência dos inúmeros benefícios em se adequar e adquirir dispositivos de automação comercial. Estes dispositivos podem agilizar os processos de trabalho, além de trazer maior tranquilidade e segurança na hora de realizar operações com valores.

Claro, que quando falamos em automação, estamos falando em softwares de gestão, porém neste artigo vamos focar em dispositivos que te ajudarão nas operações mais realizadas em estabelecimentos comerciais.

Gaveta Dinheiro

 

gaveta dinheiro é um dos periféricos mais importantes em um PDV (Ponto de venda), uma vez que é utilizada para organização de cédulas e moedas proporcionando mais praticidade e agilidade na operação do caixa. Além do mais, o empresário/empreendedor tem a garantia de que os valores depositados no caixa vão estar em segurança e que o fechamento do caixa será feito de maneira transparente tanto para o empregado quanto para o empregador. A gaveta dinheiro pode ser encontrada em vários modelos, de acordo com o layout do check-out ou mesmo conforme o balcão do estabelecimento.

Caixa Registradora não fiscal

As caixas registradoras são de extrema importância para qualquer negócio que esteja lidando com vendas de produtos diariamente. Estas são utilizadas para gravar quantidades de movimentações no caixa, ou seja, é utilizada para facilitar o operador para lidar com dinheiro ao longo do dia de trabalho. Existem diversas tipos de caixas, incluindo as eletrônicas, as Square iPad e outras baseadas em computadores. Embora cada tenha sua função e recursos exclusivos, todas são muito similares no momento da operação.

A caixa registradora não fiscal é utilizada para emitir cupons, porém esses cupons não possuem valor de um comprovante fiscal. Isto é, sua funcionalidade principal é a impressão de recibos ou comprovantes. Estes recibos são impressos em papéis amarelos, os mesmo utilizados nas impressoras fiscais térmicas, por isso são mais difíceis de serem falsificados. É tido como mais um comprovante de venda para a empresa, bem como um comprovante da compra para o consumidor.

Estes sistemas podem ser utilizados para impressão de senhas para filas que precisam cuidar para que as senhas não sejam alteradas, para ticket de estacionamentos com comprovantes para ambos os lados para provar que o carro entrou e saiu do estabelecimento. São muitas utilidades que podem facilitar muito a vida dos empreendedores e evitar fraudes no sistema.

Rotulador Eletrônico

Os rotuladores eletrônicos são utilizados para identificar pastas suspensas, produtos em prateleiras, caixas de mercadorias, envelopes de documentos, ou mesmo serve para etiquetar uniformes, com etiquetas facilmente legíveis e que não descolem, ou seja, o rotulador eletrônico é uma solução muito efetiva para diversas funções dos estabelecimentos comerciais. As etiquetas geradas por estes rotuladores tem alta aderência em suas etiquetas, o letramento é legível e permanente e a padronização é perfeita. Além disso, você imprime quantas etiquetas necessitar, diferente das etiquetas impressas pelo computador, em que é difícil imprimir folhas sem desperdício.

É fácil perceber a disponibilidade de imprimir etiquetas a qualquer momento, sem ter de trocar o papel da impressora, sem ter de aguardar a impressão de várias etiquetas juntas, auxilia a manter o hábito de etiquetar todo tipo de produtos ou documentos necessário ao seu negócio, além de todos os demais locais de armazenamento de outros itens.

Microterminal

O microterminal é outro dispositivo indispensável para melhorar os processos de trabalho do seu negócio. Isto por que é totalmente configurável pelo usuário, próprio para operar em rede, gerenciado por um microcomputador PC ou outros equipamentos de maior porte. É um equipamento compacto, ideal para realização de consultas ou entrada de dados. As aplicações mais frequentes do microterminal são: Terminal de cliente para consulta de preços; Movimentação de estoque (entrada e saída de materiais); Controle de acesso; Controle de entrada e saída de estacionamentos; Em indústrias são utilizados para fazer apontamento de produção; Em postos de combustíveis são utilizados nos para validar o consumo dos motoristas, evitando o uso de dinheiro; Se comunicam com Servidor através de TCP IP, Wireless ou RS 485.

Contadora de Cédulas

Outro dispositivo indispensável para sua empresa são as contadoras de cédulas, principalmente se o fluxo de movimentação de dinheiro é alto no seu dia a dia. Pois, as contadoras além de serem utilizadas para agilizar o processo de contar as notas de dinheiro com precisão, são uteis também para a detecção de cédulas falsas. Existem hoje no mercado, as contadoras de cédula com detector de cédula falsa por UV (ultravioleta) ou magnético. As contadoras com o sistema ultravioleta podem ser utilizadas em notas de real, já as contadoras com detector magnético são utilizadas para as notas de dólar, pois possuem chumbo na sua composição. Por isso, é importante desligar o detector de cédula magnético quando for realizar a contagem de cédulas em real, pois caso isso não for feito a contadora apresentará erros ou travamento, justamente por que as notas de real não tem o metal chumbo em sua composição.

As contagens das notas poderão ser aleatórias ou é possível ainda separar as notas em montes de 10, 20, 100 unidades etc., para isto é preciso selecionar a quantidade de notas desejada para contagem.

Geralmente as contadoras de  cédulas vêm apenas com um display para visualização das unidades contadas, porém alguns modelos vêm com dois visores, sendo um na máquina e outro móvel. Estes displays geralmente são de LCD ou Fluorescente.

Estes são alguns dos principais dispositivos utilizados para a automação comercial do seu estabelecimento que te ajudarão muito no crescimento do seu negócio, além de trazer maior segurança quando estamos falando em rotina de operações com dinheiro. Pesquise  e veja a importância desses tipos de dispositivos na sua empresa.

Na Syma você  encontra diversas opções de produtos para automação comercial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *