Como escolher o notebook ideal para mim?

Como escolher o notebook ideal para mim?

O trabalho e estudo à distância tornaram-se muito comuns no mundo atual. Celulares, notebooks e a internet são cada vez mais indispensáveis para a vida e desenvolvimento humano. Por conta disso, várias pessoas têm procurado trocar os seus equipamentos eletrônicos, principalmente os notebooks. Entretanto, nem todo mundo sabe como escolher o notebook certo.

Antes de comprar um notebook é muito importante analisar as peças e itens dele para saber se irá atender as suas necessidades.

Pensando em como ajudar você a escolher o notebook ideal, nossa equipe decidiu apresentar aqui quais são as principais peças dos notebooks dando dicas para você saber como analisar a suas opções de compra… Fique ligado 😉

 

Processador

Como escolher o notebook ideal para mim?

 

Umas das peças mais fundamentais de um notebook é o processador, ele é como a “cabeça” do notebook. É o processador que coordena todas as outras peças e permite que tudo funcione de maneira eficiente e correta.

Atualmente no mercado existem processadores das marcas Intel e AMD, cada uma delas possui modelos de processadores: básico, intermediário e avançado. Sendo assim, a marca Intel produz os modelos: Core i3 (básico para intermediário), Core i5 (intermediário), Core i7 e Core i9 (avançados). Da mesma forma, a AMD produz os processadores: Ryzen 3 (básico para intermediário), Ryzen 5 (intermediário), Ryzen 7 e Core 9 (avançados).

Além do modelo, outro ponto importante do processador que precisa ser analisado é a geração dele. A AMD está na sua 3° geração de processadores e, em 2021, a Intel lançou a sua 11° geração.  Sendo assim, verifique nas especificações do notebook se a geração dele é recente. Quanto mais nova a geração do processador mais recente será a tecnologia aplicada nele.

E, além disso, verifique a velocidade (também conhecida como clock) do processador, ela representa a velocidade em que os dados e programas serão processados. Portanto, fique atento com essa informação… Vamos usar aqui um exemplo para mostrar como ela é importante: suponha que você tem duas opções de notebook, um com processador Core i5 com 1.00 GHz de velocidade e um com processador Core i3 com 2.30 GHz, nesse caso a segunda opção (Core i3) será melhor que a primeira (Core i5) pois a velocidade de processamento é maior. O recomendado é comprar um notebook com uma velocidade igual ou superior a 2.00 Ghz.

 

Armazenamento: HD ou SSD?

Como escolher o notebook ideal para mim?
Fonte da imagem: https://www.zoom.com.br/hd/deumzoom/ssd-para-notebook-como-escolher

 

Existem duas formas de fazer o armazenamento de dados em um notebook, através de um SSD ou de um HD. De maneira simplificada, o SSD é mais rápido para abrir e executar arquivos do que o HD, mas normalmente os notebooks produzidos com SSD tem capacidade de armazenamento entre 120 GB e 240 GB. Já os notebooks com armazenamento em HD costumam ter capacidade maior ficando entre 500 GB e 1 TB.

Apesar de apresentar uma capacidade de armazenamento menor, atualmente, é preferível comprar um notebook com SSD, uma vez que essa tecnologia é mais recente e proporciona maior agilidade e rapidez para a máquina. Entretanto, caso você precise salvar muitoooos arquivos no seu notebook e acha que só o SSD não será suficiente, existem 3 opções para solucionar esse problema:

(1) Você pode assinar um plano de arquivo em nuvem, ou seja, na internet. Assim, você salva no seu notebook apenas alguns arquivos importantes e o restante é arquivado e salvo na nuvem.

(2) Você pode utilizar também um HD externo para salvar seus arquivos.

(3) Alguns notebooks permitem a instalação de um HD ou de SSD extra, ou seja, o notebook é equipado de fábrica com uma forma de armazenamento, mas ele tem espaço e conectores que permitem a instalação do outro.  Por exemplo, você quer comprar um notebook que é fabricado com um SSD de 120 GB mas precisa de mais espaço de armazenamento… Verifique se ele tem espaço e conectores disponíveis para realizar a instalação de um HD a parte. Nesse caso, o recomendado é procurar um técnico para instalar o equipamento no notebook.

 

Memória RAM

Como escolher o notebook ideal para mim?
Fonte da imagem: https://techlog360.com/ddr1-ddr2-ddr3-ddr4-ram-differences/

 

A memória Ram é a responsável por “rodar” todas os arquivos e programas abertos no seu computador. Mas como assim?? Vamos dar um exemplo: sabe quando você abre várias abas da internet no seu navegador e programas (Word, Excel, Photoshop) ou pastas de documentos, então… é a memória Ram que mantém todas essas informações abertas e funcionando.

Quanto mais arquivos e programas você abrir, mais a memória Ram vai ficando “cheia”. Algumas vezes, quando a memória Ram fica muito ocupada, o notebook começa a ficar mais lento. Em casos assim, significa que a memória não está conseguindo suportar e “rodar” tudo o que está aberto.

Por isso, para você não ter esse tipo de problemas e entender qual a quantidade memória Ram ideal que o seu notebook precisa ter, nossa equipe fez uma pequena lista. Olha só:

  • Memória Ram com 4 GB: recomendada para pessoas que desejam navegar na internet, abrir alguns arquivos e utilizam programas mais simples, como Word e Excel.
  • Memória Ram com 8 GB: Representa uma boa quantidade de memória Ram. Recomendado para “rodar” alguns programas, como Photoshop e Adobe Illustrator, e jogos leves.
  • Memória Ram com 16 GB ou mais: Ideal para pessoas que utilizam programas e jogos pesados.

Além disso, nossa equipe considera importante destacar que alguns notebooks são produzidos com slots de expansão de memória, isso significa que se você desejar é possível comprar uma memória extra e aumentar o tamanho da memória Ram do equipamento. A instalação da memória extra normalmente é realizada por técnicos de informática, já que precisa ser uma memória compatível com o notebook.

 

Sistema operacional

Como escolher o notebook ideal para mim?
Fonte da imagem: https://e-tinet.com/linux/sistemas-operacionais-os-melhores/

 

Os sistemas operacionais mais conhecidos atualmente são: Chrome OS, Mac OS, Windows e Linux. Mas o que faz o sistema operacional? É esse sistema que define a forma de navegação, aparência e programas compatíveis com o notebook.

Atualmente, boa parte dos notebooks já são vendidos com o sistema Windows. Entretanto, algumas fabricantes optam por utilizar outros sistemas operacionais para baixar o custo dos notebooks. Sendo assim, se você está acostumado com o sistema Windows é muito importante verificar se o notebook que você deseja comprar já vem com ele instalado ou não.

Se o notebook que você gostou tem um sistema que você não está acostumado, existe a opção comprar o sistema operacional de forma separada e fazer a instalação após a compra.

 

Placa de vídeo

Como escolher o notebook ideal para mim?
Fonte da imagem: https://www.oficinadanet.com.br/hardware/27791-o-que-e-a-placa-de-video

 

A placa de vídeo é a responsável por reproduzir gráficos, ou seja, reproduzir as imagens na tela do computador. Atualmente, praticamente todos os notebooks do mercado são fabricados com placas gráficas integradas ao processador e não com placas de vídeo de fato.

Caso o seu objetivo seja fazer edições de vídeo, imagens ou jogar alguns jogos mais pesados, então vale a pena você investir em um notebook que tenha a placa vídeo dedicada. Mas, para realizar as demais coisas como assistir filmes, mexer na internet e em programas mais leves a placa gráfica integrada já irá ser suficiente e satisfatória na reprodução das imagens.

 

E aí? Conseguiu entender quais as funções de cada uma das peças do notebook? Ficou com alguma dúvida?

Para saber mais sobre notebooks e outras tecnologias é só acompanhar a nossa loja nas redes sociais!

 

Até a próxima!

Por Amanda Denipoti

 

 

Artigos que podem ser interessantes para você:

Review Notebook Asus Vivobook 15 com processador de 11ª geração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *