Não é de hoje que ouvimos várias histórias de pessoas que foram vítimas de golpes na internet, tiveram seus dados roubados. No entanto, uma série de ferramentas foram e estão sendo desenvolvidas para melhorar a experiência dos usuários enquanto navegam na web.
Para ajudar você que se preocupa em como proteger suas informações, nós trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a navegar na internet com mais segurança.
Vamos lá!
Jamais instale software ou plug-ins suspeitos
Os plug-ins são muito utilizados por serem uma forma simples de adicionar funções ao navegador, como baixar vídeos do YouTube por exemplo.
No entanto, existem várias extensões maliciosas que têm roubado dados dos usuários e até mesmo utilizado os computadores das vítimas para realizar ataques de negação de serviço. Sendo assim, escolha com cuidado e utilize extensões apenas de empresas que você já ouviu falar.
Tanto no momento de baixar software quanto instalar extensões, fique atento as avaliações do usuário, sempre utilizando a página oficial do navegador.
Bloqueie pop-ups
Claro que não somos totalmente contra janelas de pop-ups, no entanto, algumas delas são usadas para distribuir malware e golpes de phishing.
Para evitar qualquer problema, configure o seu navegador para bloqueá-los por padrão, assim o seu PC irá fazer uma analise das janelas de pop-up que surgirem e abrir somente as que você quiser ver.
Tenha cuidados com links no Twitter e Facebook
No Twitter e Facebook diversas histórias engraçadas e que despertam a curiosidade circulam com muita rapidez, se tornando armadilhas perfeitas para que os cybercriminosos enganem usuários desatentos,
Caso veja algum título que chame atenção, procure o artigo pelo Google e encontre uma fonte confiável para saber da situação.
Nunca atualize um player de vídeo apenas para assistir um vídeo
Uma medida de segurança básica para usuários é manter programas como Flash e Java sempre atualizados, já que versões antigas permitem que criminosos possam encontrar uma forma simples para atacar seu computador.
Caso um vídeo solicite que você faça uma atualização para assisti-lo, não clique.
Essa é uma tática muito utilizada por cybercriminosos para instalar malware, inclusive com vídeos sobre notícias e celebridades.
Cuidados com presentes “gratuitos” online
A gente já está acostumado com cursos tentadores nas redes sociais, sorteios de produtos como tablets, smartphones, etc.
Quando vir esse tipo de anuncio, fique atento, pois como normalmente esse tipo de campanha pede que você preencha cadastros com seus dados pessoais para participar, é uma forma muito fácil que os Cybercriminosos utilizam para coletar informações.
Não armazene senhas no navegador
O Google Chrome pode exibir senhas em texto caso outro usuário tenha acesso ao computados. Além disso, problemas também podem ocorrer se você esquecer de deslogar da sua conta de e-mail ou redes sociais.
Sendo assim, lembre-se de limpar o histórico do browser e use m gerenciador de senhas.
Essas foram dicas básicas, mas como segurança nunca é demais, então continue sempre se mantendo informado sobre formas de se prevenir na internet.
Esperamos que tenham gostado do post de hoje!
Até a próxima!