A importância dos servidores para o desempenho do seu negócio

Aqui na Syma um de nossos objetivos é fomentar a inovação nas empresas e melhorar o seu desempenho através da tecnologia. Acreditamos que a tecnologia não deve ser tratada como luxo, mas sim como uma forma de expandir os horizontes de uma organização. Por isso no post de hoje vamos falar de um tema conhecido entre os profissionais de TI mas cuja atenção sempre deve ser especial: servidores e armazenamento.

A evolução do mercado

Quem lida com Tecnologia da Informação sabe a importância um bom servidor tem para a construção de uma estratégia por parte das empresas. Se antes a necessidade era apenas “colocar o seu negócio no ar” ou “informatizar processos”, hoje é preciso levar em consideração diversos pontos na hora de implementar essa tecnologia.

Entre esses pontos, deve-se levar em consideração o aumento no uso de smartphones, por exemplo. No primeiro trimestre de 2016, houve um aumento de 4% nas vendas de aparelhos no Brasil, segundo a ComputerWorld.

Você pode estar se perguntando: “o que isso tem a ver com a a infraestrutura na minha empresa?”. Se sua empresa atua como ecommerce, ela deve estar preparada para suportar os acessos que vem de todos os devices.

Prejuízos possíveis

Agora, se a sua empresa precisa de servidores para demandas internas, também fica claro porque é preciso contar com soluções de qualidade, afinal, falhas nesses servidores podem trazer grandes prejuízos, seja de ordem financeira ou na própria reputação.

Como já falamos no texto da semana passada, pequenas pausas em podem ser catastróficas para o seu negócio. Se eles funcionam sem problemas por 99% do tempo durante um ano, por exemplo, representa um período de aproximadamente 90 horas parada, que são quase 4 dias sem funcionar. Imagine isso para uma empresa que precisa estar “no ar” o tempo todo: prejuízo enorme!

Investir é o caminho!

Por isso, é essencial que as empresas passem a entender que a tecnologia deve ser encarada como um diferencial estratégico. Aquelas que começam a implementar recursos tecnológicos apenas pela “onda” ou “necessidade” dificilmente sairão na frente dos concorrentes. É sempre importante lembrar que o investimento em tecnologia é uma maneira de atrair inovação para o seu negócio. Quanto mais acesso à tecnologia, maior a possibilidade que ela sirva como uma ferramenta para promover novas oportunidades de negócio ou até mesmo fortalecer determinados pontos em sua empresa.

Não à toa pesquisas mostram que investir em tecnologia traz um excelente retorno para as empresas. Uma pesquisa da FGV mostra que a cada 1% investido em Tecnologia da Informação, há um retorno de 7% a médio e longo prazo para as empresas. Ou seja, uma excelente maneira de modernizar sua empresa e ainda trazer retorno financeiro.

Concluindo

Com a tecnologia é possível fazer muito dentro das empresas. Enquanto algumas vê esse aspecto como superficial, outras já estão se beneficiando há tempos dos investimentos realizados em TI. Por isso é essencial que as empresas que queiram se fortalecer e expandir sua área de atuação comecem a olhar com atenção para a tecnologia corporativa.


Quando o assunto é tecnologia corporativa e servidores, a Syma é parceira das melhores empresas do mundo: IBM, Dell, HP, entre outras! Fale com nossa equipe e tenha uma solução personalizada em armazenamento para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *