Atualmente, todo mundo deseja ter um aumento na velocidade ou evitar as interferências do seu sinal Wi-fi, já que precisamos de uma internet satisfatória – seja para trabalhar, estudar ou para entretenimento.
E apesar do seu pacote de internet ser bom para atender a sua necessidade, pode ser que você não esteja utilizando toda a sua potência. Isso porque há outros fatores que influenciam na qualidade do seu sinal. Nesse caso, você deve pensar em um roteador, um modem e/ou repetidor de qualidade como possíveis estratégias para acabar com esse problema. Confira abaixo qual deles é melhor para você!
Antes de tudo, é necessário entender as diferenças entre esses aparelhos. Vamos separar a funcionalidade de cada um deles:
Quando falamos em melhorar o tráfego do nosso sinal, precisamos entender que as antenas, seja do seu roteador ou do modem/roteador, podem trazer essa melhora no sinal Wi-fi. Isso porque as antenas são os melhores propagadores do sinal sem fio, possibilitando a você poder utilizar toda a qualidade do pacote de internet contratado.
Mas, é importante considerar que as antenas não aumentam a potência da sua internet, ela só permite que você utilize o máximo que você contratou. Se você deseja ter um aumento da potência e da usabilidade da sua internet, é necessário adquirir um pacote de dados maior.
Outro fator importante é entender que as antenas melhoram o seu tráfego de sinal, mas não permitem um ganho no alcance do sinal, ou seja, não influencia tanto na distância percorrida pelo sinal – para isso são utilizados os repetidores.
Dessa forma, é válido ressaltar que quanto mais antenas o aparelho roteador ou modem/roteador tiver, melhor será a qualidade da sua internet.
Conforme dito acima, os repetidores de sinal são uma espécie de extensão dos roteadores. São os mais indicados para que o sinal chegue a muitos ambientes como casas ou empresas muito grandes. Quanto mais obstáculos existirem entre roteador ou o modem/roteador e o dispositivo conectado ao sinal de Wi-fi, mais interferências existirão para enfraquecer o sinal.
Neste sentido, quando mais cômodos existirem na casa ou edifício, mais se fará necessário o uso de repetidores de sinal. O repetidor copia as configurações do roteador e as retransmite aos pontos da casa que antes não recebiam um sinal de qualidade. O processo de instalação costuma ser muito simples, já que a maioria dos fabricantes costuma oferecer um guia de definições automáticas, que necessita apenas alguns minutos até que seja concluído.
Como os dispositivos têm funções diferentes e são indicados para a resolução de problemas específicos, você precisa identificar a sua necessidade. Pode ser que o seu pacote de internet esteja insuficiente e isso pode ser identificado se o sinal permanece fraco ainda que você esteja no mesmo cômodo do roteador.
Caso não seja o pacote, pode ser que você precise estar conectado a uma distância mais longa do roteador e perceba que não existem barreiras físicas entre o seu dispositivo (smartphone, notebook, etc.) e o roteador, o mais indicado trocar por um com antenas.
Agora se a sua casa ou empresa tem muitos cômodos ou pontos específicos, onde o sinal não alcança, ou ainda, caso você necessite se conectar à Internet a partir de muitos devices, mais recomendado é adquirir um repetidor de sinal.
Visite nossa loja, lá você encontra diversas opções de produtos de informática.
Depois de anos de espera, Hollow Knight: Silksong finalmente chegou e já conquistou a comunidade…
A JBL Authentics 300 é uma caixa de som premium que une design retrô, graves…
A escolha entre SSD ou HD é determinante para o desempenho de qualquer computador moderno,…
A tecnologia, quando bem utilizada, aproxima pais e filhos, criando oportunidades para jogar, aprender e…
Formatar um PC ou notebook pode parecer um processo complexo, mas os benefícios da formatação…
Live é um palco digital instantâneo para conectar-se ao público em tempo real, impulsionado pelas…